Linhas da UFRJ voltam para a Estação de Integração na segunda-feira

Paulo Mario Ripper, prefeito da UFRJ, afirma que área ganhará bicicletário e será monitorada 24h por segurançasxa0

Paulo Mario Ripper – foto: Divulgação

A partir a segunda-feira (4/9), o sistema de transporte da UFRJ volta a adotar a Estação de Integração como o ponto de chegada e partida dos ônibus internos. A mudança, porém, vale de segunda a sexta, entre 6h e 19h, já que as linhas internas voltam a circular pelo Terminal Aroldo Melodia (BRT) nos finais de semana, feriados e dias úteis após as 19 horas.

Reduzir o tempo de viagem dos coletivos na Cidade Universitária é o principal motivo da Prefeitura da UFRJ para efetuar o retorno para a Estação de Integração. Há outras razões, como diminuir o custo com o transporte e ter maior controle e gestão da área para oferecer um serviço melhor aos usuários.

Segundo o prefeito Paulo Mario Ripper, a questão da segurança era a maior preocupação para as pessoas que utilizam o sistema de transporte da universidade. Ele informou que toda a área da Estação de Integração é monitorada por câmeras e conta com uma equipe de seguranças para trabalhar na região 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. “Mesmo assim, para tranquilidade de quem estuda ou trabalha no campus à noite, voltaremos a levar os passageiros para a Estação do BRT após as 19 horas, um horário de menor fluxo de veículos”, afirmou.

O prefeito da UFRJ minimizou a questão da distância a ser percorrida pelos usuários entre as duas estações. Segundo ele, o trecho tem pouco mais que 100 metros e em média as pessoas levam dois minutos de caminhada. “Nos preocupamos em construir uma travessia elevada de pedestres, vamos colocar uma cabine para abrigar os vigilantes e ainda pensamos em fazer outras alterações para conforto, segurança e acessibilidade das pessoas”, disse.

Há muito tempo a Prefeitura da UFRJ estuda a reativação da Estação de Integração. Com o avanço das obras do BRT Transbrasil, segundo o prefeito, a situação nas plataformas do Terminal Aroldo Melodia (BRT) ficarão mais críticas. Hoje, o atraso em toda operação do sistema de transporte da UFRJ pode ser atribuído em grande parte ao descontrole no tráfego na região. “Os ônibus ficam retidos em engarrafamentos, demoram para encostar nas plataformas e o resultado é um agrupamento dos coletivos e atraso no intervalo de passagem dos ônibus. Com a revitalização, esperamos voltar a regularidade nos horários de passagem dos ônibus internos”, disse.

Paulo Mario Ripper esclareceu que o Terminal Aroldo Melodia foi construído com recursos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e, consequentemente, a universidade não tem intromissão nenhuma nas atividades que acontecem no local. “Não temos condições de controlar o comportamento do transporte alternativo ou mesmo de estabelecer regras para o uso das demais linhas regulares que atendem ao terminal”, admitiu. Para Ripper, a UFRJ também será beneficiada com um controle maior do comércio ambulante e da fiscalização sobre transporte ilegal de vans.

Como as linhas internas receberão nova identificação conforme o destino (Gráfica, Coppead, Residência Estudantil I (circular), Estação UFRJ ou BRT), o prefeito da UFRJ também tranquiliza quem costuma pegar os ônibus internos nos horários limites, quando ocorrerá a troca das estações. “As linhas serão identificadas nas vistas eletrônicas dos veículos, bem como o destino, isto é, se é Estação UFRJ ou BRT. A pessoa que vai pegar a condução 18h55, por exemplo, deve ficar atenta”, orientou o prefeito.

No projeto original da Estação de Integração estão previstos quiosques para atendimento ao público, atualmente em projeto, mas uma parceria com o Fundo Verde vai trazer algo palpável em curto prazo. Em setembro, um bicicletário será inaugurado na Estação de Integração para permitir que pessoas possam ir de bicicleta a outros sete locais da Cidade Universitária. As ciclovias e ciclofaixas serão recuperadas e nos próximos três anos está prevista a implantação de carros elétricos para integrar todo o campus.