Estudante da UFRJ recebe medalha de ouro em competição internacional

Valentino Sichinel representou a Universidade em competição na Bulgária

Foto: Raphael Pizzino | CoordCOM/UFRJ

O estudante de graduação em Matemática Aplicada da UFRJ, Valentino Sichinel, conquistou uma medalha de ouro na International Mathematics Competition for University Students (IMC), uma competição internacional de Matemática, organizada, neste ano, pela University College London. O evento ocorreu entre os dias 31/7 e 6/8 na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. O aluno foi um dos poucos brasileiros premiados no evento, que contou com a participação de 331 estudantes de vários países do mundo. Colocado entre os 60 primeiros, ele foi o único estudante da UFRJ que participou da competição.

Neste ano, o Brasil teve o melhor resultado na disputa desde 2014: quatro medalhas de ouro, quatro de prata e dez de bronze. Entre as instituições brasileiras que participaram do campeonato, estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Os competidores ficaram hospedados durante sete dias no alojamento estudantil da American University in Bulgaria.

Para Valentino, a experiência foi interessante porque lhe permitiu vivenciar outras culturas e conhecer pessoas de outros lugares.“Talvez a forma de ensinar Matemática, a forma de pensar, seja mais ou menos a mesma. Mas por não saber isso já é uma coisa legal”, comenta.

O medalhista espera que o prêmio traga maior visibilidade e interesse ao ensino da Matemática no país. Para ele, ainda existe um olhar negativo sobre a disciplina em virtude da maneira como ela é ensinada nas escolas. Ainda assim, Valentino espera que o prêmio motive as pessoas a se inscreverem em competições como essa. “Eu sou aluno da UFRJ, tem muitos alunos aqui, qualquer um pode fazer isso”, acredita.