UFRJ cria programa de qualificação para técnicos e docentes

Objetivo é formar mestres e doutores nos programas de pós-graduação da própria Universidade

Imagem: Raphael Pizzino

Em portaria publicada nesta terça-feira (29/8), a Reitoria da UFRJ criou o Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ), destinado à formação de pessoal docente e técnico-administrativo em Educação do quadro ativo permanente da Universidade. Voltado à formação strictu sensu em nível de pós-graduação, o programa entra em vigor a partir de hoje.

O PQI/UFRJ apoiará os programas de pós-graduação que admitirem vagas adicionais nos editais para ingresso no mestrado e/ou doutorado.

Os programas que participarem “serão contemplados com recursos financeiros provenientes do orçamento da UFRJ para capacitação e qualificação de servidores, no valor mensal correspondente a uma bolsa de mestrado e/ou doutorado, por estudante servidor regularmente matriculado no respectivo programa”, diz a portaria.

As vagas adicionais criadas não acarretarão prejuízos aos candidatos das demandas sociais ou de ampla concorrência. O texto prevê que o servidor deverá comprometer-se a exercer suas atividades na UFRJ em período igual ao que se dedicar aos estudos.

Aprimorar conhecimentos e habilidades

Assinada pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2); de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) e de Pessoal (PR-4), a portaria de criação do PQI/UFRJ destaca a importância do aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos técnicos e docentes.

O programa considera os termos dispostos nas leis sobre os planos de carreiras para cargos técnico-administrativos (Lei 11.091/2005) e cargos de magistério do sistema federal, dos ensinos básico, técnico e tecnológico (Lei 12.772/2012).