Recurso liberado pelo MEC será para residência estudantil em módulos

Ministério adiantou R$2,3 milhões do orçamento da UFRJ para obras no local

O Ministério da Educação liberou na quarta-feira (23/8) um limite de empenho no valor de R$2,3 milhões para a UFRJ. O recurso antecipado, já previsto no orçamento da universidade, será utilizado para conclusão da residência estudantil em módulos pré-fabricados, em terreno próximo ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, na Cidade Universitária.

A ação do ministério atende a um dos intens reivindicados em agosto pela UFRJ, após um incêndio ter afetado a ala B da Residência Estudantil do campus.

Com obras iniciadas no ano passado, a residência em módulos pré-fabricados atenderá a 160 estudantes que aguardam a oferta de moradia estudantil e hoje não podem ser atendidos pela UFRJ. As poucas vagas disponíveis não são suficientes para atender a todos os estudantes que possuem perfil de renda para concessão do benefício.

foto

Estruturas já edificadas da nova residência estudantil – foto: Raphael Pizzino (CoordCOM/UFRJ)

Prefeitura do Rio ajudará a recuperar prédio incendiado

Na segunda-feira, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, reuniu-se com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que se ofereceu para apoiar a universidade nas questões emergenciais referentes à moradia estudantil. A prefeitura custeará a reforma da ala B, cujos moradores estão hoje hospedados em um hotel no Centro do Rio.

Leher informou ontem, durante o Conselho Universitário, que os valores e prazos ainda serão afinados com a prefeitura, por meio de termos de cooperação. Como contrapartida, a UFRJ atuará na formação de professores da rede municipal de ensino.