Concurso premia teses e dissertações sobre o Rio de Janeiro

Inscrições podem ser feitas até 20/9

O Instituto Pereira Passos lança a 2ª edição do Prêmio IPP Maurício de Almeida Abreu para selecionar teses e dissertações sobre a cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular a reflexão sobre a realidade social, urbana, econômica, política, cultural e ambiental do município e suas interações com a Região Metropolitana.

As duas melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado serão premiadas com valores entre R$5.000 e R$14.000. Os interessados devem encaminhar os seus projetos e a documentação necessária até às 18h do dia 20/9 para o seguinte endereço: Rua Gago Coutinho, 52 – Laranjeiras.

A comissão julgadora será composta por cinco membros de instituições de reconhecida  reputação em pesquisa acadêmica. O primeiro colocado na categoria tese de doutorado receberá R$14 mil e o segundo, R$9 mil. Já o vencedor da dissertação de mestrado ganhará R$8 mil e o segundo colocado, R$5 mil.

Para participar, é necessário que o trabalho tenha sido defendido e depositado entre 1/1/2014 e 31/12/2016 em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes. O edital está disponível na íntegra no site do IPP: www.rio.rj.gov.br/ipp [3]

Homenagem

O prêmio do IPP homenageia o geógrafo Maurício de Almeida Abreu, professor da UFRJ e autor, entre outros clássicos, do livro Geografia Histórica do Rio de Janeiro. A publicação, coeditada pelo IPP, conquistou o Prêmio Literário 2011 da Academia Brasileira de Letras (ABL) na categoria História e Ciências Sociais.

Sobre o Instituto Pereira Passos (IPP)

O IPP é um órgão de pesquisa e informação sobre a cidade do Rio de Janeiro. É referência nacional e internacional em gestão de dados e conhecimento para o planejamento estratégico e integração de políticas públicas, com trabalhos nas áreas de mapeamento, produção cartográfica e aplicação de geotecnologias. A missão do IPP é gerir informação e conhecimento sobre a cidade, de modo que o planejamento de políticas públicas e as intervenções urbanas tenham apoio em dados qualificados. Mais do que isso, o IPP contribui para a melhoria das condições de vida da população, a eficiência da gestão pública ea promoção do desenvolvimento urbano. O Instituto também é responsável pela produção e documentação de informações relevantes sobre o município, disponibilizadas ao público por meio de aplicativos, estudos, tabelas e mapas armazenados no portal Armazém de Dados (http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/ [4]).