Prefeitura do Rio reconstruirá alojamento atingido por incêndio

Marcelo Crivella assumiu compromisso em reunião com reitor da UFRJ

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio

Foto: Edvaldo Reis/Prefeitura UFRJ

O prefeito Marcelo Crivella acertou, na segunda-feira (21/8), uma série de parcerias com o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, durante reunião realizada na sede do governo municipal. Uma delas é a reconstrução do alojamento de alunos no campus da Ilha do Fundão, afetado por um incêndio no início deste mês. De acordo com a proposta, a Prefeitura custeará a reforma. Em contrapartida, a Universidade atuará mais próxima do município, em questões relacionadas à formação de professores da rede municipal.

“Estamos muito felizes e animados com essa parceria com a Prefeitura. Precisamos de fato de um alojamento para cerca de 300 estudantes. Estamos estudando, inclusive, a possibilidade de ampliar essa moradia para algo que poderia ser um modelo para o país. Seria o ‘Minha Casa Universitária’, em parceria com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades”, disse o reitor, acrescentando que esse projeto seria coordenado pela Prefeitura do Rio.

Outro tema conversado foi a reabertura do espaço onde funcionava a casa de shows Canecão. O espaço poderia voltar a funcionar com o apoio da Prefeitura.

Crivella destacou que o lugar tem finalidade acadêmica, antes de ser comercial, ressaltando que a casa “também tenha espaço para que os nossos jovens universitários possam produzir suas peças e desenvolver seus dons musicais”.

O prefeito também acertou com o reitor uma ida conjunta ao Ministério da Educação e ao Ministério do Planejamento, com o objetivo de reivindicar a abertura de 220 novos leitos para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o que possibilitará o aumento da oferta de cirurgias de transplantes e procedimentos de alta complexidade.

Além disso, os dois decidiram trabalhar juntos para ajudar a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), que tem sofrido com a crise financeira do governo do estado.