Categorias
Memória

Fórum Rio reúne instituições em discussão sobre crise

Evento aconteceu no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Foto: Raphael Pizzino | CoordCOM UFRJ

Na terça-feira (1/8), em meio à crise política e financeira que cerca o país e o estado do Rio de Janeiro, dirigentes de instituições de ciência e tecnologia, universidades públicas, institutos federais e representantes da sociedade civil se reuniram no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC), a fim de discutir maneiras de se posicionar e de levar o debate sobre o tema à população. Estiveram presentes na reunião representantes de diversas instituições e organizações, como UFRJ, UFRRJ, IFFluminense, IFRJ, Cefet-RJ, Uerj, Uenf, Uezo, Fiocruz, SBPC, Cofecon, Sintufrj, Gestrio, Corecon-RJ, Sindecon-RJ, SEDHMI, Anped, SEP, CFESS, LNCC.

No evento, foi levantada a necessidade de as instituições se manifestarem por meio de uma carta pública, na qual demonstrem que estão juntas em defesa do orçamento das universidades e instituições de ciência e tecnologia. Além disso, também foram reforçadas proposições que buscam debater a natureza da crise utilizando o conhecimento científico a partir de diferentes eixos temáticos. Para essas ações, ficou acordada a formação de duas comissões, uma que fique responsável pela redação da carta e outra geral. Essas comissões contarão com uma composição ampla, que permita com que todas as entidades do grupo se sintam representadas.

Foto: Raphael Pizzino | CoordCOM UFRJ

Para o reitor da UFRJ, Roberto Leher, são muitos os desafios que o Fórum Rio precisa enfrentar e eles vão além de apenas questões financeiras. “Precisamos entender qual é o lugar da ciência e qual é o projeto de nação que queremos. É importante falar de forma mais sistemática e altiva ao país, interpelar a juventude e problematizar os grandes temas que irão forjar a história”, reforçou ele.

Na reunião, também foram bastante comentados os efeitos que a crise do estado do Rio de Janeiro estão gerando nas universidades estaduais e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Essa situação fez com que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) suspendesse o ano letivo de 2017 por tempo indeterminado.

A próxima reunião do Fórum Rio ficou agendada para acontecer entre a segunda e a terceira semana de agosto.