Nota da Reitoria

Nota sobre incêndio em ala da Residência Estudantil

A Residência Estudantil da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão, teve uma de suas duas alas atingida por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (2/8). O fogo já foi controlado e a causa ainda será investigada pelas autoridades competentes, com acompanhamento da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) e da Prefeitura da UFRJ.

De acordo com as primeiras informações, um foco foi detectado por volta das 4h em um dos quartos, no primeiro andar. O fogo se alastrou em seguida para outros oito apartamentos, sendo controlado por volta das 5h30. A energia elétrica do prédio foi desligada, por orientação dos bombeiros.

Um estudante sofreu fratura na perna ao tentar sair do local e foi hospitalizado. Outros três tiveram ferimentos menos graves ou relataram inalação de fumaça, segundo informações.

A Residência Estudantil fica a poucos metros de uma unidade do Corpo de Bombeiros, que atuou no prédio com 16 viaturas e fez os trabalhos de rescaldo.

Representantes da Reitoria estão desde a manhã no local, prestando apoio aos estudantes e atuando nas demandas emergenciais.

A Divisão de Segurança da UFRJ (Diseg) acompanhou o ocorrido desde os primeiros momentos e também se encontra no local.

Apesar do incêndio, não há pânico no prédio e estudantes aguardam instruções da Reitoria. A ala afetada abriga 165 estudantes cadastrados pela Superest.

As próximas medidas a serem tomadas pela Reitoria serão: 1) apoio aos estudantes por meio da SuperEst e outras instâncias da Administração Central; 2) apoio a estudantes que relataram perda de documentos; 3) apoio financeiro emergencial e de ordens diversas que forem apresentadas; 4) avaliação da situação acadêmica dos estudantes que não puderem cumprir normalmente seus compromissos, em virtude do ocorrido.

A Reitoria lamenta profundamente o fato e reforça que acompanhará de perto a situação, dando prosseguimento às políticas de assistência estudantil pautadas pelo atendimento integral ao estudante.

Outras informações serão divulgadas ao longo do dia.

Assessoria de Imprensa da UFRJ