O Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, será palco, nesta quarta-feira (12/7), da Marcha pela Ciência, evento em defesa do orçamento para a ciência e tecnologia do país. O evento está agendado para as 9h30.
Em entrevista ao Portal UFRJ, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, comentou a mobilização na capital federal, iniciada hoje com uma audiência pública sobre o tema, pela manhã. Durante a tarde, a Câmara sedia um seminário da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.
“É preciso prestar atenção na Lei Orçamentária de 2018, que já está no Congresso”, disse Davidovich, lembrando que o orçamento já vai ser baseado na Lei to Teto de Gastos.
A audiência pública realizada na manhã de hoje foi intitulada A Situação Atual da Ciência Brasileira e o Recente Corte Orçamentário de 44% nessa Área Estratégica. O professor avaliou a audiência como “muito rica” e afirmou que o futuro das novas gerações está em risco, com o quadro na área. “O país está se arriscando a voltar para trás, está perdendo a oportunidade de desenvolver pesquisas que no futuro vão beneficiar a população brasileira”, criticou.
Além da ABC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) participa da organização do evento.
Serviço
Marcha pela Ciência
Dia 12/7, 4ª feira, 9h30
Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados, Brasília
foto: Divulgação ABC