NCE sedia lançamento de software de reconhecimento de voz

Primeiro programa do gênero em português auxilia o uso de computadores por portadores de deficiência motora

Imagem: Divulgação NCE/UFRJ

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) sediou na segunda-feira (10/7) o lançamento do software para portadores de deficiência motora Xulia, lançado por meio de parceria entre o Instituto Novo Ser e o programador Antonio Losada González, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. O programa é o primeiro do tipo a reconhecer todos os comandos de texto no idioma português utilizando o reconhecimento de voz do Google.

Baseado no software Motrix, desenvolvido há 13 anos por José Antônio Borges, professor do NCE, o Xulia atualiza as principais funções de seu antecessor. O maior diferencial desse novo programa é permitir, diferentemente do Motrix, que o usuário dite textos completos em português em vez de ter de soletrar cada palavra.

Segundo Ricardo González, um dos idealizadores do software e usuário ativo dele, o Xulia é capaz de reconhecer mais de 140 comandos utilizados normalmente em ambiente Windows e permite uma maior autonomia no uso do computador. “O Xulia aumenta a produtividade de quem não pode utilizar as mãos, permitindo o uso de diversos comandos. O programa é facilmente customizável para atender a demanda de casa usuário”, explicou.

Já Borges lembrou da importância do Motrix, desenvolvido na UFRJ, para a inclusão de portadores de deficiência motora no uso de computadores e ressaltou que o NCE trabalhará nos testes e futuros ajustes no Xulia. “Nosso papel como Universidade é de abrir fronteiras e divulgar iniciativas como essa”, afirmou.

O Instituto Novo Ser disponibiliza o download gratuito do programa, além de suporte para sua instalação e uso. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.