O Museu Nacional, instituição vinculada à UFRJ, lançou uma marca para celebrar os seus 200 anos, completados em junho de 2018. A nova identidade visual estará presente nas diversas atividades que nos próximos doze meses vão antecipar as comemorações.
Escolhida por meio de concurso promovido em maio, a marca foi criada por Lisandra Rodriguez Pereira, estudante de Desenho Industrial – Projeto de Produto, da Escola de Belas Artes (EBA). Uma comissão seletiva composta por dois representantes do Museu e três especialistas da área foi responsável pela avaliação das marcas inscritas, selecionando uma a ser homologada.
Lançado oficialmente no dia 6/6, em evento no Museu, o desenho será usado a partir de hoje nas publicações da instituição. De acordo com Lisandra Pereira, a marca é adequada às tendências do design atual sem abrir mão dos valores que a original apresentava.
“Manteve-se a representação da fachada como elemento essencial de identificação da marca, atribuindo-lhe um valor mais minimalista e atemporal” diz o texto de defesa do projeto. O desenho ainda traz o reconhecimento das letras M (Museu) e N (Nacional), “comunicando solidez, tradição e contemporaneidade”, afirma.
“Mais do que um trabalho, representou um desafio do qual eu queria fazer parte, uma chance de mostrar o que os anos na Escola de Belas Artes puderam contribuir para minha formação, além de ser o momento perfeito para conseguir visibilidade e reconhecimento”, disse a estudante.
Primeiro museu do Brasil e a mais antiga instituição científica de História Natural e Antropologia do país, o Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Confira aqui a programação cultural lançada na semana passada.
Acesse o site oficial do Museu Nacional.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Museu Nacional