Atual momento político é tema de debate na UFRJ

Ciclo Brasil pra Quem discute a crise no país

Na quinta-feira (29/6), a UFRJ recebeu o segundo debate do Ciclo Brasil pra Quem, com o tema A Crise Política no Brasil. O evento reuniu, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) 2, a professora da Faculdade de Direito (FND/UFRJ) Mariana Trotta, o professor da PUC-Rio Adriano Pilatti e a professora da FND Vanessa Berner, que mediou a discussão.

Durante o debate, os participantes traçaram um histórico político do Brasil desde a ditadura militar, passando pelos debates da Constituinte e pela Diretas Já, até os dias atuais. Segundo Pilatti, o país precisa refletir sobre quem são os verdadeiros beneficiados pelo momento político e econômico. “A crise é vivida e suportada com intensidades distintas dependendo da posição social. A crise dos Estados conectados com o modelo tem sido positiva para o capital”, disse o professor, enfatizando que o capitalismo se consagra vencedor diante de um cenário em que as políticas públicas aplicadas pelo Estado apontam para a desoneração e benefício do mercado.

Mariana Trotta concordou durante sua fala, ressaltando que é importante compreender que o cenário político durante os mandatos petistas serviram aos interesses dos empresários, embora tenha também atendido a demandas populares. Para ela, esses governos atuaram em prol de uma conciliação de classes. “Isso fica claro, por exemplo, com a continuidade dos debates da reforma da Previdência vindos do governo de Fernando Henrique Cardoso e que diminuíram direitos da maioria dos servidores públicos. Mas também houve políticas sociais importantíssimas, como as cotas universitárias”, explicou.

Já a mediadora, Vanessa Berner, afirmou que o momento jurídico no Brasil é desastroso e que é necessário que a discussão na Universidade se estenda de maneira a construir e desconstruir junto aos alunos o debate sobre para quem o país é feito. Todos os professores presentes na mesa destacaram a força dos movimentos sociais e o peso da juventude nesses momentos.

Confira a íntegra do segundo debate Brasil pra Quem no canal da WEBTV da UFRJ.