Semana do Meio Ambiente no ParqueTecnológico da UFRJ

Parque promove semana de atividades para comemorar

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Tecnológico da UFRJ preparou uma agenda de atividades, entre os dias 5/6 e 9/6, para refletir sobre o tema.

Serão realizadas diversas atividades, entre elas debate sobre meio ambiente e exibição de filme sobre o tema, plantio de árvores, criação de uma horta comunitária, corridas com a equipe de Educação Física da UFRJ e um encontro sobre empreendedorismo, sustentabilidade, agricultura dentro das cidades e fabricação de cerveja artesanal.

A ação é uma parceria entre o Parque Tecnológico da UFRJ, as empresas Siemens e Paysagem, a Prefeitura Universitária, os projetos Organokits, Recicla CCS e HUB UFRJ, o Laboratório Ecoaplicada e a Escola de Educação Física da UFRJ.

Para participar das atividades, basta se inscrever no link https://danielle182.typeform.com/to/QWhZRC .

Confira a programação completa abaixo:

5/6 10h às 11h – palestra sobre eficiência energética e sustentabilidade Local: auditório da Siemens – Parque Tecnológico da UFRJ

11h – jornal interativo de realidade aumentada, onde os visitantes poderão interagir com notícias ligadas aos temas sustentabilidade e meio ambiente Local: Siemens

6/6 9h às 10h – inauguração da horta comunitária do Parque, com oficinas de práticas sustentáveis, plantio de mudas e adoção de uma muda de árvore de reflorestamento, que será plantada no dia 21/9, Dia da Árvore Local: Horto do Parque

10h30 às 11h30 – encontros na horta comunitária com alunos da escola Tenente Antônio João para o projeto Horta Escolar Local: Horto do Parque

7/6 13h às 15h – plantio de mudas de árvores na Orla do Parque Local: ponto de encontro no prédio da administração do Parque

8/6

10h às 11h30 – esporte de orientação: corrida e caminhada praticada em contato direto com a natureza contando somente com um mapa e uma bússola. A modalidade esportiva usa a própria natureza como campo de jogo, com isso criou-se o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes. A atividade será orientada por uma equipe do curso de Educação Física da UFRJ.

Ponto de encontro: Prédio da Administração do Parque

17h30 às 20h – Hubber: bate-papo sobre produção de alimentos dentro das cidades, arquiteturas associadas à agricultura urbana e degustação de cerveja artesanal Local: Espaço HUB UFRJ

9/6 11h às 12h30 – Cine Recicla: exibição do filme Lixo Extraordinário seguido de debate sobre sustentabilidade e meio ambiente Local: auditório do Parque Tecnológico da UFRJ