Por Adânia Souza (bolsista)
Em comemoração aos 90 anos do prédio do Pavilhão de Aulas (PA) da Escola de Enfermagem Anna Nery, foi inaugurado na segunda-feira, 22/5, o Museu da EEAN/UFRJ. O espaço conta com uniformes, utensílios e manuais da profissão, e ainda homenageia nomes importantes dessa história, como Carlos Chagas e Florence Nightingale. No mesmo dia, o Centro de Documentação (Cedoc) da escola foi reaberto, após expansão e modernização. Com um acervo desde a década de 20, o local dispõe de fotografias, documentos escritos, orais e audiovisuais.
A fundação da instituição, em 1923, partiu da reforma sanitária liderada por Carlos Chagas. E nesses 94 anos dedicados ao ofício, tem acumulado marcos históricos. Além de ter sido a primeira a implantar, no Brasil, o modelo de ensino e assistência da enfermagem nos moldes científicos de Nightingale, a Escola de Enfermagem Anna Nery foi o berço da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a pioneira na incorporação universitária e na instauração do programa de pós-graduação stricto sensu na área.
Para Neide Titonelli, diretora da EEAN, o próprio Pavilhão de Aulas se constitui num museu, pela sua natureza histórica e importância para a comunidade. A construção integra a lista de prédios da UFRJ tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A escola tem sua sede num patrimônio histórico da enfermagem, da saúde e, especialmente, da UFRJ”, defende.
Maria Angelica Peres, professora e coordenadora do Cedoc, afirma que o Museu e o Centro são espaços de preservação da memória: “É de suma importância para a UFRJ ter, entre suas unidades acadêmicas, uma instituição que é o berço da ciência da enfermagem e preservar e pensar no que de melhor podemos fazer para o futuro.”
Os espaços ficam abertos ao público para visitação, que percorre o Pavilhão de Aulas, o Museu, o Centro de Documentação e a Maternidade Thompson Motta, prédio tombado do complexo EEAN. Para visitas realizadas de segunda a sexta-feira, o agendamento deve ser feito pelo email centro_documentacao@eean.ufrj.br, com pelo menos uma semana de antecedência. As visitas sem agendamento ocorrem às terças e sextas-feiras, das 9h às 17h.