Escola de Enfermagem da UFRJ inaugura museu

Marcada nacionalmente pelo pioneirismo, a EEAN resgata seus mais de 90 anos de história

Por Adânia Souza (bolsista)

Em comemoração aos 90 anos do prédio do Pavilhão de Aulas (PA) da Escola de Enfermagem Anna Nery, foi inaugurado na segunda-feira, 22/5, o Museu da EEAN/UFRJ. O espaço conta com uniformes, utensílios e manuais da profissão, e ainda homenageia nomes importantes dessa história, como Carlos Chagas e Florence Nightingale. No mesmo dia, o Centro de Documentação (Cedoc) da escola foi reaberto, após expansão e modernização. Com um acervo desde a década de 20, o local dispõe de fotografias, documentos escritos, orais e audiovisuais.

A fundação da instituição, em 1923, partiu da reforma sanitária liderada por Carlos Chagas. E nesses 94 anos dedicados ao ofício, tem acumulado marcos históricos. Além de ter sido a primeira a implantar, no Brasil, o modelo de ensino e assistência da enfermagem nos moldes científicos de Nightingale, a Escola de Enfermagem Anna Nery foi o berço da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a pioneira na incorporação universitária e na instauração do programa de pós-graduação stricto sensu na área.

Para Neide Titonelli, diretora da EEAN, o próprio Pavilhão de Aulas se constitui num museu, pela sua natureza histórica e importância para a comunidade. A construção integra a lista de prédios da UFRJ tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A escola tem sua sede num patrimônio histórico da enfermagem, da saúde e, especialmente, da UFRJ”, defende.

Maria Angelica Peres, professora e coordenadora do Cedoc, afirma que o Museu e o Centro são espaços de preservação da memória: “É de suma importância para a UFRJ ter, entre suas unidades acadêmicas, uma instituição que é o berço da ciência da enfermagem e preservar e pensar no que de melhor podemos fazer para o futuro.”

Os espaços ficam abertos ao público para visitação, que percorre o Pavilhão de Aulas, o Museu, o Centro de Documentação e a Maternidade Thompson Motta, prédio tombado do complexo EEAN. Para visitas realizadas de segunda a sexta-feira, o agendamento deve ser feito pelo email centro_documentacao@eean.ufrj.br, com pelo menos uma semana de antecedência. As visitas sem agendamento ocorrem às terças e sextas-feiras, das 9h às 17h.