Prefeitura lança campanha para redução de violência

Redes sociais terão 10 dicas de segurança para a comunidade

Diante dos altos índices de violência na Cidade Universitária, a Prefeitura da UFRJ está promovendo uma campanha de redução de violência a fim de auxiliar as forças de Segurança Pública a definir melhores estratégias de policiamento do campus e tornar o espaço mais seguro. A proposta principal é estimular que as vítimas registrem os casos no site da Delegacia Online da Polícia Civil do Rio de Janeiro, já que o patrulhamento é estabelecido a partir das estatísticas da mancha criminal (mapa onde ocorreram os crimes).

A comunidade acadêmica pode encontrar, no site da Prefeitura, várias formas de se conectar à página da Delegacia Online, na qual o cidadão pode fazer o pré-registro, submetendo-o à análise dos policiais. Conforme a gravidade da ocorrência, será agendada uma data para a conclusão do boletim na delegacia. Nesses casos, a ausência da pessoa implica o cancelamento do registro. O serviço não vale para crimes de roubo de carros e homicídio. A campanha também contará com ilustrações nas redes sociais da Prefeitura, apresentando 10 dicas simples de segurança para que estudantes não se tornem vítimas dos criminosos.

A iniciativa destaca ainda a importância de procurar a Divisão de Segurança (Diseg) da UFRJ caso o estudante ou servidor suspeite de algum comportamento estranho. A Prefeitura da UFRJ mantém sempre disponível um número de WhatsApp (21 99413-3385) para que qualquer pessoa possa comunicar ocorrências ou pedir orientações. A Diseg (21 3938-1900) também recebe ligações, inclusive a cobrar.

Veja a seguir as 10 dicas de segurança da Prefeitura da UFRJ:

“1)  O campus Cidade Universitária está integrado à cidade do Rio. Por isso, aja da mesma forma como você faz quando está em outros bairros da cidade. Mantenha-se alerta na saída e chegada ao campus, pois essas ocasiões são as mais propícias a sequestros. Evite sair ou chegar sozinho em horário avançado.

2)  Preste atenção ao que se passa na rua e desconfie de situações estranhas e fora do comum. Por exemplo, a presença constante de um mesmo veículo nas redondezas pode ser um indicador de que estão estudando seus hábitos. Registre todos os dados, tais como a placa, a cor, o tipo de veículo e as características dos suspeitos, e comunique imediatamente à Diseg ou, em caso de ato violento, à Polícia Militar (190).

3)  Antes de estacionar, verifique atentamente as condições do estacionamento e, em caso de dúvida, se for possível, retire-se do local imediatamente. Procure estacionar em locais movimentados e bem iluminados. Após estacionar, verifique se pessoas estranhas o acompanham. A maioria dos estacionamentos na Universidade é gratuita e sem controles de acesso, permitindo o ingresso de qualquer pessoa.

4)  Ao se aproximar do veículo, esteja sempre com as chaves na mão, observe as redondezas, entre rápido, dê a partida e saia imediatamente. Deixe para ligar o rádio ou falar ao celular em outro local. Não entre no veículo estacionado se houver pessoas suspeitas nas proximidades.

5)  Ao ingressar no prédio, observe se há pessoas ou veículos suspeitos parados nas proximidades ou qualquer outra situação que possa despertar desconfiança. Evite entrar no prédio sem antes confirmar a suspeita. Se for o caso, chame a Diseg ou, se necessário, acione a Polícia Militar (190).

6)  Já no veículo, evite se envolver em discussões, aglomerações, provocações no trânsito ou perturbações de rua, pois podem ter sido criadas com o intuito de distrair e possibilitar os crimes.

7) Fique atento. Transformar o interior do veículo em área de estudo ou entretenimento é dar aos criminosos a oportunidade de ação. Procure também não transportar valores no carro e evitar o uso ostensivo de equipamentos eletrônicos (smartphones, tablets e notebooks) ou joias. Nunca deixe objetos expostos no veículo. Tranque-os no porta-malas.

8) Jamais confie as chaves do carro aos chamados “tomadores de conta” ou a lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Se for ameaçado por algum deles, chame a Diseg. As quadrilhas se valem dessas pessoas para obter duplicatas das chaves, que depois servirão para o furto. E também nunca deixe as chaves no veículo, mesmo que a ausência seja por pouco tempo.

9) Não permaneça nas unidades além do tempo necessário, para evitar ficar sozinho esperando a condução. No ponto de ônibus, não fique com o celular na mão ou outro dispositivo eletrônico exposto. Deixe para enviar um recado antes de sair da unidade em que estuda ou trabalha. Fique atento às pessoas e ao que está acontecendo ao redor.

10) Caso alguém peça dinheiro ou comida, ignore ou arrume uma desculpa para não o atender. Além de incentivar a presença dessas pessoas no local, elas podem estar avaliando se você tem algo de valor que possa ser roubado. Chame a Diseg ou os vigilantes terceirizados para que retirem o pedinte do local.”