Inscrições do Enem 2017 abrem dia 8/5

Exame é o primeiro passo para estudantes que pretendem ingressar na UFRJ

Por Adânia Souza (bolsista)

De 8/5/2017, às 10h, até 19/5/2017, às 23h59, interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever na avaliação. O processo deve ser feito exclusivamente pelo site do Inep e este é o primeiro passo para realizar o exame, único método de ingresso na UFRJ.

O Enem acontecerá em dois domingos consecutivos, nos dias 5/11/2017 e 12/11/2017, em todas as unidades da federação brasileira. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com o início das provas às 13h30. O exame conta com quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação.

O cálculo do desempenho nas provas de múltipla escolha é feito com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), enquanto a nota da redação será definida a partir de dois corretores independentes. Os gabaritos serão divulgados na página do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil seguinte ao da realização das últimas provas.

Neste ano, a taxa de inscrição foi reajustada para R$82,00. O aumento de quase 20% deve-se à atualização dos Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e engloba a correção do índice nos últimos 12 meses e o ajuste não aplicado entre 2004 e 2014, quando o valor foi mantido em R$35,00. A confirmação da inscrição só acontece após o pagamento, que deve ser feito até 24/5/2017.

A isenção aplica-se automaticamente a alunos da rede pública. O recurso também pode ser solicitado por estudantes com bolsa integral em escola privada e candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, mediante comprovação. Tradicionalmente, os participantes isentos correspondem a 70% do total.

Neste ano, o Enem deixa de certificar o ensino médio, regra vigente desde 2009. A tarefa volta a ser cumprida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A realização do Encceja é gratuita e também garante certificação do ensino fundamental.

Para ver o edital completo do Enem, clique AQUI.