Categorias
Memória

CFCH-UFRJ realiza exposição e seminário Revolução em Imagens

Acervo fotográfico e debates de filmes estão na programação do evento sobre os 100 anos da Revolução Soviética

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) realiza, de 3/5/2017 a 28/7/2017, o evento Revolução em Imagens, que consiste na exposição de fotografias e cartazes e na exibição de filmes seguida de debates sobre a Revolução Russa de 1917. No acervo estão cerca de 30 imagens impressas e cerca de outras 50 em mídias audiovisuais sobre o tema. O material estará em exibição no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH.

Serão realizadas visitas guiadas com estudantes da rede estadual nos períodos da manhã e da tarde. Na programação também estão confirmados dois seminários, nos dias 7/6 e 21/6, com a presença de professores, pesquisadores e demais especialistas, como Anita Leocádia Prestes, Mauro Iasi, Graziela Schneider, José Paulo Neto, Juliano Medeiros, Carlos Eduardo Martins, Carlos Serrano Ferreira, entre outros. Em todas as Quartas Vermelhas, acontecerão sessões de filmes sobre a Revolução de 1917 seguidas de debates com especialistas e o público. Serão exibidas várias obras, como Outubro e Encouraçado Potemkin, de Serguei Eisenstein.

Além de buscar uma troca de saberes interdisciplinares entre diversas unidades da comunidade universitária, as atividades têm essencialmente um caráter extensionista por meio da interlocução com escolas de ensino médio, movimentos sociais e entidades de classe.

Confira a programação completa AQUI.