Categorias
Memória

Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ

Segunda edição do evento reúne pesquisadores e quadrinistas na ECO

A Escola de Comunicação (ECO) promove, na primeira semana de maio, a segunda edição da Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ). Com nomes nacionais e internacionais de peso, dentre pesquisadores e profissionais da área, a SIQ vem se consolidando como um dos principais eventos sobre histórias em quadrinhos no país. E o melhor: é totalmente gratuita!

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação, primeiro programa de mestrado profissional na área no país. Segundo Amaury Fernandes, diretor da ECO, este é um espaço para o debate da importância artística, cultural e social dos quadrinhos no Brasil. “A SIQ extrapola e muito os muros da UFRJ. Não é um evento apenas para a comunidade acadêmica, mas para todo o público. Temos desde autores consagrados a artistas independentes, que têm aqui um espaço livre e gratuito para divulgar e vender seus trabalhos”, afirma.

Embora os eventos de cultura pop  e de quadrinhos tenham se popularizado nos últimos anos, os preços dos ingressos são bastante altos. A iniciativa da UFRJ vai na contramão desse processo. Para Octavio Aragão, professor da ECO e um dos organizadores do evento, a gratuidade é um dos principais diferenciais da SIQ. “Qualquer pessoa pode assistir às palestras e lançamentos, e participar das oficinas e debates, o que estende o conhecimento a todos.”

Assim como na edição de 2016, a SIQ busca discutir questões sociais importantes como gênero, periferia, educação e política. Entre os convidados para esta edição, estão os autores Chantal Montelier, Lobo, Latuff e os pesquisadores Gian Danton e Waldomiro Vergueiro. Aragão reforça que essa pluralidade garante a importância da iniciativa. “Embora seja feita na UFRJ, a SIQ não é um evento puramente acadêmico, muito pelo contrário. Temos mesas em que pesquisadores e autores participam juntos e podem discutir a produção. É importante que esse seja um evento de todos, seja para quem quer fazer arte, política, seja para quem só quer se divertir”, completa.

A SIQ acontece até sexta-feira, 5/5. Para mais informações, acesse: www.siq2017.blogspot.com.br