Pró-Reitoria discute políticas de pessoal com comunidade acadêmica

Fórum Permanente será lançado dia 4/5

Com o objetivo de ampliar a representação de servidores nas discussões acerca das relações de trabalho dentro da Universidade, a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) lança, no dia 4/5, às 9h, o Fórum Permanente de Políticas de Pessoal. De caráter institucional, o Fórum surge como um espaço de formulação, debate e monitoramento.

Segundo Fernando Pimentel, assessor de gabinete da PR-4, “a legislação existente nem sempre dá contornos finais a todas as formas de relação de trabalho existentes. Ela é sempre carente de atualizações. Hoje, por exemplo, a Universidade não tem uma definição sobre a distribuição de vagas de servidores técnico-administrativos. Esperamos que, no fórum, essa e outras questões possam surgir e ter força para se transformarem em políticas institucionais”.

O Fórum contará com representantes de técnicos, docentes e terceirizados, divididos por centros, polos e unidades hospitalares, além de chefes de seções de pessoal e representantes de entidades de classe. Inicialmente, as comissões tratarão dos seguintes temas: carreira; dimensionamento/alocação/movimentação; saúde do trabalhador; relações de trabalho; formação continuada e capacitação/qualificação; avaliação. “A participação dos trabalhadores, dessa maneira, será imprescindível”, ressalta Fernando Pimentel, “pois é sobre a nossa vida, o nosso trabalho que estaremos debatendo e construindo”.

Fórum Permanente de Políticas de Pessoal

Data de lançamento: 4/5/2017 (quinta-feira)

Local: Auditório do CT 2

Abertura: Roberto Leher, reitor; Denise Nascimento, vice-reitora; Agnaldo Fernandes, pró-reitor de Pessoal;

Adufrj, Sintufrj e Attufrj.

Debate “Políticas de Pessoal nas Instituições Federais de Ensino Superior, ontem e hoje”:

– Carlos Maldonado, técnico-administrativo em educação da UFRJ;

– Luiz Henrique Schuch, professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas-RS (UFPEL), foi vice-reitor da UFPEL.