UFRJ divulga Plano de Dados Abertos (PDA)

Documento é o primeiro passo para a Universidade estabelecer padrões e sistematizar processos para a transparência de dados públicos

Desenvolvido por participantes de diversos setores da Reitoria, o Plano de Dados (PDA) da UFRJ, divulgado nesta quinta-feira (6/4), busca expor de que forma a Universidade pretende implementar e promover a transparência da informação na instituição. Durante quatro meses, a comunidade poderá conhecer o plano e opinar sobre ele por e-mail. Após essa fase, será feita a coleta dos dados em diferentes sistemas, para que posteriormente seja criado o site onde as informações ficarão disponíveis.

O documento explica as principais motivações para a sua criação, como os compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do 2º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, entre outros normativos que abordam o tema da transparência da informação. Além disso, no PDA são definidos quais dados serão sigilosos ou públicos e qual o cronograma de divulgação deles. Sendo assim, serão protegidos os dados pessoais de alunos e servidores, como endereço, números de documentos, data de nascimento, entre outros.

O principal setor envolvido nos próximos passos do processo será a Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), que coletará os dados e os agrupará nos formatos digitais específicos exigidos pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Clique aqui para acessar o PDA. Caso deseje sugerir alterações, envie um e-mail para pda@reitoria.ufrj.br, até o dia 6/8.