Inscrições para o Conhecendo a UFRJ começam na segunda (10/4)

Evento abre as portas da Universidade para alunos do ensino médio e é o mais aguardado pelo público externo

Por Adânia Souza (estagiária CoordCOM/UFRJ)

A partir da segunda-feira (10/4), escolas públicas e privadas poderão inscrever alunos do ensino médio no Conhecendo a UFRJ 2017. O cadastro será realizado exclusivamente pelas instituições de ensino na página conhecendo.pr5.ufrj.br, até se esgotarem as 22 mil vagas disponíveis. O maior evento de extensão realizado pela Universidade acontece de 23/5 a 25/5, na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), localizada no campus do Fundão.

Os três dias de programação visam a atender à demanda do público que anualmente ficava na lista de espera. A iniciativa busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e orientar os alunos de ensino médio na escolha de suas carreiras. As vagas são destinadas às redes pública e particular, sendo que a primeira detém 60% da reserva e os outros 40% são para as escolas privadas. Cada instituição de ensino pode levar de 20 a 80 alunos.

Nos mais de 60 estandes mediados por universitários, os participantes terão contato com diferentes cursos. Outras opções são as oficinas de atividades esportivas e de Teste de Habilidade Específica (THE), pré-requisito de alguns vestibulares. Além de mais de 50 palestras, o evento também terá o estande A UFRJ faz 100 anos e a Tenda Cultural. Esta contará com apresentações de grupos artísticos da Universidade, atrações interativas e exibições de curta-metragem.

O Conhecendo a UFRJ é coordenado e produzido anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5). A equipe do evento envolve aproximadamente 400 pessoas, dentre elas estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade.