Teste de evacuação acontecerá no prédio da Reitoria

A ação ocorrerá na manhã de sexta-feira (7/4) e contará com 100 participantes

Por Adânia Souza (estagiária CoordCOM/UFRJ)

Será realizada, na manhã de sexta-feira (7/4), uma simulação de desocupação de emergência no bloco A do prédio Jorge Machado Moreira (JMM). O teste consiste na evacuação segura de cerca de 100 alunos, que foram selecionados mediante cadastro prévio, do 3º andar até o térreo. A atividade será inteiramente cronometrada.

O exercício será realizado das 8h às 11h30, em duas etapas: às 9h (sem fumaça e com visibilidade completa) e às 10h (com fumaça branca e não tóxica). Cada exercício durará cerca de 20 minutos. A desocupação contará com a participação de cerca 50 cadetes da academia do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e uma ambulância básica de salvamento do Grupamento de Bombeiro Militar (GPM) da Ilha do Governador, para eventual emergência. Durante esse período, a circulação no local deve ser evitada para não causar pânico e não comprometer a validade dos resultados.

Os dados coletados visam a alimentar um modelo computacional que está sendo desenvolvido no laboratório de estruturas e materiais do Programa de Engenharia Civil (PEC/Coppe). A iniciativa é inédita no país e simula o tempo de movimento das pessoas. Com os dados do treinamento aliados às características dos participantes (idade, altura, peso etc.), será possível calibrar o programa para mensurar e comparar a desocupação em cenários maiores, incluindo a previsão de eventuais óbitos. Será disponibilizado publicamente um relatório sobre essa análise em até 30 dias e, posteriormente, os dados coletados no teste comporão a dissertação da mestranda Nathália Aquino.

A atividade será coordenada por Alexandre Landesmann, orientador da tese e professor da FAU e da Coppe. Ele reitera a necessidade de restringir a movimentação de pessoas no local e afirma que “a simulação contribui para a verificação das condições de segurança contra incêndios na Universidade”.