Faculdade de Odontologia inicia atendimento a estudantes do município

Estão previstos 100 procedimentos mensais nos consultórios instalados na Cidade Universitária

A Faculdade de Odontologia da UFRJ inaugurou nesta terça-feira, 21/3, dois consultórios para atendimento odontológico gratuito a estudantes da rede pública de ensino do Rio. As instalações ficam no campus da Cidade Universitária, Zona Norte da cidade, e fazem parte do projeto Consultórios Odontológicos (COI), atividade de extensão universitária.

O projeto irá atender seis escolas do entorno da Ilha do Governador, começando pela Escola Municipal Tenente Antonio João. Serão beneficiados os matriculados na educação infantil, ensino fundamental e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja).

Cerca de 100 estudantes serão atendidos mensalmente por serviços de promoção, prevenção, diagnóstico e assistência qualificada. Restaurações simples, extração de dentes de leite e tratamento gengival são alguns dos serviços previstos. Para ser atendido, será preciso passar por uma triagem prévia, ainda no ambiente escolar.

Segundo Denise Nascimento, vice-reitora da UFRJ, o projeto é uma chance para a Universidade “proporcionar um campo de trabalho para alunos da graduação, pós-graduação e extensionistas”.  De acordo com Maria Cynésia de Barros, diretora da Faculdade de Odontologia, o COI pretende desenvolver uma estratégia de atenção básica em saúde bucal para estudantes “com integralidade, multidisciplinaridade, ação social e cidadania”, caracterizando uma atividade de extensão. Dez docentes e 100 estudantes da UFRJ, 60 da graduação e 40 da pós, estão envolvidos no projeto.

Segundo a diretora, a iniciativa estabelece uma “cooperação acadêmica, intercâmbio técnico, científico e cultural” entre a UFRJ e o município do Rio, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação, Esportes e Lazer (SMEEL).

“A oportunidade de proporcionar um novo cenário de ensino para os nossos alunos e graduados e o atendimento a essa comunidade escolar carente de todo o entorno da UFRJ é ímpar. Isso é o que nos estimula”, afirma a professora Ivete Pomarico, coordenadora do projeto e docente titular de Odontopediatria.

Os consultórios estão instalados em módulos pré-fabricados, doados por meio de uma portaria dos Ministérios da Saúde e da Educação, no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE). Ficam localizados ao lado da Prefeitura da Universidade, em área cedida pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ.

Francisca de Souza, mãe de Yasmin (9 anos) e Isabela (7), acompanhou as filhas na inauguração do serviço. “Achei maravilhoso. Moramos na Vila Residencial e elas estudam na Tenente Antonio João. Foi a primeira vez das duas no dentista”, disse.

Professora da Odontologia, Denise Nascimento ressaltou que a assistência odontológica é de difícil acesso para as comunidades do entorno da UFRJ. Segundo ela, as instalações poderiam, no futuro, atender também às demandas da assistência estudantil da Universidade, bem como mulheres e classe trabalhadora.

Projeto é uma das ações de extensão da Universidade

Na UFRJ, as atividades de extensão universitária são caracterizadas pela articulação e impacto social. Ao mesmo tempo em que desenvolvem ensino e pesquisa, dialogam e promovem mudanças em outros setores da sociedade. Entre as diretrizes que norteiam as políticas na área, está o impacto na formação do estudante e na transformação social. Ao todo, a UFRJ tem 1.200 ações de extensão universitária.