Categorias
Memória

Nota sobre adiamento temporário das aulas da FAU e EBA

Aulas retornarão após a conclusão das obras de adequação de salas e outras instalações no edifício Jorge Machado Moreira (JMM) 

Informamos que a volta às aulas de graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Escola de Belas Artes (EBA) será adiada temporariamente. As aulas tinham previsão de retorno na segunda-feira (13/3) e retornarão imediatamente após a conclusão das obras de adequação de salas e outras instalações no edifício Jorge Machado Moreira (JMM). 

Neste momento, a Administração Central da UFRJ realiza a recuperação hidráulica e elétrica do 4º andar, o que possibilitará a entrega de 18 salas de aula, metade para cada uma das unidades citadas. O elevador de carga, provisoriamente, poderá ser utilizado pelos frequentadores que possuam alguma dificuldade de locomoção e estejam impedidos de usar as escadas do prédio. 

Em decorrência do incêndio que afetou o edifício no ano passado, a Prefeitura da UFRJ tem trabalhado na recuperação por etapas das instalações elétricas e hidráulicas. Por esse motivo, os andares têm sido liberados gradativamente. Nos próximos dias, equipes trabalharão na recuperação do 4º andar, inclusive nos finais de semana, com o objetivo de entregar, em condições adequadas e no tempo mais célere possível, as instalações ali presentes.

A Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) informa que as inscrições em disciplinas para os estudantes da FAU serão abertas assim que anunciada a nova data para início das aulas, e o procedimento ficará disponível durante tempo hábil para que todos criem suas grades de horários antes do retorno.

A Reitoria informa que cerca de R$500 mil foram investidos nas obras de recuperação, até o momento, e que uma licitação para a recuperação do 5º e 6º andares está em fase de elaboração, tendo em vista o atendimento à previsão orçamentária para as obras de recuperação, apresentada ao Ministério da Educação imediatamente após o sinistro. 

Na segunda-feira (13/3), estará no ar o site do Escritório de Planejamento e Manutenção do edifício Jorge Moreira Machado, em endereço divulgado no site da UFRJ. A página será atualizada pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, disponibilizando notícias, laudos técnicos e atas de reuniões, dando total transparência ao andamento das obras de recuperação do prédio. O site disponibilizará também um serviço para registro de demandas e reclamações, referentes à manutenção do prédio.

Temos envidado todos os esforços necessários para que o prédio retorne à normalidade de suas rotinas acadêmicas e administrativas, contando com a compreensão dos estudantes e com o trabalho fundamental de servidores técnico-administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados. Também não podemos deixar de agradecer pelo apoio das unidades acadêmicas que abrigam temporariamente as aulas da graduação e da pós-graduação e atividades administrativas. 

Após uma série de reuniões conjuntas, a Reitoria, a Decania do Centro de Letras e Artes (CLA), FAU e EBA consideram que o retorno unificado de aulas práticas e teóricas da graduação, sem fragmentação do calendário e grades horárias, será a solução mais adequada para garantir que o semestre 2017/1 tenha início sem transtornos.  Contamos com a compreensão de todos. Cordialmente, 

Reitoria da UFRJ

Decania do Centro de Letras e Artes (CLA)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Escola de Belas Artes (EBA)

Cidade Universitária, 10/3/2017