Categorias
Memória

Dia das Mulheres é dia de luta

Em iniciativa do Fórum Não Se Cale, vídeo institucional visa conscientizar a comunidade universitária

O Dia Internacional da Mulher, 8/3, celebra conquistas e reconhece a luta das mulheres pela igualdade de gênero. Muito se avançou desde as sufragistas inglesas e a proposta de criação da data por Clara Zetkin no 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em 1911. Mas ainda há muito pelo que lutar.

Em homenagem à data, o Fórum Contra Violências “Não se Cale” preparou um vídeo que debate a luta das mulheres no ambiente universitário. Estudantes, pró-reitora, técnica-administrativa e terceirizada falam sobre as dificuldades diárias e reiteram a necessidade da dedicação à causa neste dia emblemático.

Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, no atual ritmo de desenvolvimento, ainda faltam 169 anos para que se alcance a igualdade econômica entre homens e mulheres. E o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de homicídios de mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Denise Nascimento, vice-reitora da UFRJ, afirma que a Universidade passou por uma grande transformação social, mas ainda enfrenta muitas dificuldades. “O ambiente acadêmico é muito hostil à participação das mulheres. Embora não tenha seleção natural por gênero, é pouco comum encontrar mulheres chefiando ambientes acadêmicos nos dias de hoje.”

A vice-reitora acredita que a ação é fundamental num local que deve fomentar o debate de ideias. “Toda campanha com o propósito de buscar que a mulher tenha melhores condições de desenvolver sua vida profissional e afetiva é importante.”

Veja o vídeo preparado pelo Fórum.