A Prefeitura da UFRJ tem a intenção de reativar a Estação de Integração para promover mais conforto, segurança e rapidez aos ônibus internos. No entanto, a medida será adotada apenas após a conclusão de um planejamento que viabilize a execução do projeto original da criação do espaço e que ofereça uma infraestrutura adequada para a comunidade acadêmica.
A construção da plataforma de travessia para pedestre e a realização de obras de esgotamento sanitário na região, além de outras intervenções, visam a possibilitar a instalação, em médio e longo prazo, por exemplo, de quiosques e sanitários públicos para os usuários da estação. A intenção é realizar licitações e responsabilizar os concessionários vencedores pela manutenção dos espaços.
Em curto prazo, prevê-se apenas remanejar duas linhas circulares para a Estação de Integração, como forma de reduzir o tempo de viagem na Cidade Universitária. Atualmente, é longo o intervalo entre os ônibus, pois em determinados horários perdem-se até 20 minutos para o embarque e desembarque de passageiros na Estação do BRT Aroldo Melodia.
No tocante à segurança, além do monitoramento por câmeras no local, vigilantes terceirizados e uma equipe do 17o BPM estarão patrulhando a região. A Prefeitura da UFRJ deverá manter a linha Circular 3, que atende o alojamento universitário, ainda no BRT, servindo de opção não só para quem tem dificuldade para se deslocar ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), mas também para quem se desloca à noite, horário em que o movimento diminui.
Fonte: Prefeitura Universitária
Edição: Victor Terra – Coordcom