Universidades federais sofrem com falta de financiamento

Artigo do pró-reitor da PR-3 discute a crise e como ela afeta as Instituições Federais de Ensino Superior

Inversamente ao crescimento do número de alunos, o orçamento das universidades federais vem decrescendo drasticamente ano após ano, aponta Roberto Gambine, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ, em artigo para o Conexão UFRJ.

Segundo ele, entre 2002 e 2014, a UFRJ passou de 25.507 alunos nos cursos de graduação para 47.992 estudantes ao final de 2014, um crescimento de cerca de 90% nas matrículas  Na pós-graduação, o crescimento também foi expressivo, passando de 9.534 para 12.005 estudantes no mesmo período, em torno de 26%.

De acordo com o pró-reitor, a UFRJ vive, assim como as demais universidades do sistema federal, um quadro de subfinanciamento crônico, com recursos orçamentários deprimidos, para, minimamente, manter seus compromissos de funcionamento e garantir a consolidação de uma política pública construída com muito esforço pelo povo brasileiro na última década.

Leia o artigo completo.