Pós-graduação oferece disciplina inovadora

Docentes de diferentes áreas lecionarão Ciência e Cultura no Colégio Brasileiro de Altos Estudos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ tem a satisfação de anunciar a oferta de uma nova disciplina na Universidade, cuja característica é a transdisciplinaridade.

No primeiro semestre letivo de 2017, pela primeira vez, a pós-graduação da UFRJ oferecerá a disciplina “Tópicos Especiais em Ciência e Cultura e(m) Sociedade”. O curso será ministrado no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Com a proposta de ser uma matéria interdisciplinar e inovadora para discutir assuntos relevantes em torno de ciência, cultura e sociedade, o curso é aberto a todos os mestrandos e doutorandos da universidade, de qualquer área de conhecimento. Cada aula será lecionada por um docente de área diferente. Dessa forma, além do conteúdo acadêmico, o curso representará um espaço de integração para a comunidade da pós-graduação da UFRJ e de reflexão para alunos e professores.

Segundo o professor José Sérgio Leite Lopes, um dos idealizadores do projeto, a ideia da disciplina nasceu de conversas no CBAE e no Fórum, inclusive dentro de linhas de pesquisa dos institutos, com o intuito principal de fomentar o intercâmbio entre áreas geralmente distantes, como Ciências Sociais, Letras, Ciências da Natureza, entre outras. A partir da definição de temas a serem abordados, uma comissão de professores iniciou a busca por outros docentes que pudessem proporcionar pontos-de-vista diversos e novas perspectivas.

A disciplina será ofertada apenas uma vez ao ano com o código CBA800, sendo a maior parte das aulas ministradas no Fórum de Ciência e Cultura, no Flamengo, às segundas-feiras, de 17:30h às 20:30h. Para mais informações, acesse o site www.cbae.ufrj.br ou mande um e-mail para ensino@cbae.ufrj.br