Andifes promove ato de desagravo ao reitor da UFRJ

Roberto Leher e a estudante Thais Zacharia são alvo de ação do MPF/RJ por participarem de evento em defesa da democracia

Roberto Leher – Foto: Diogo Vasconcellos

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizará no dia 20/2, no Rio de Janeiro, um ato de desagravo ao reitor da UFRJ, Roberto Leher, e à estudante Thais Zacharia, ex-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia da Universidade. Eles são alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) devido à participação e divulgação do evento “UFRJ em defesa dos direitos sociais, políticos e conquistas democráticas”, realizado em abril do ano passado.

O ato contará com reitores de universidades de todo o país e será realizado na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A programação inclui um seminário sobre autonomia universitária, às 9h, e um debate sobre a conjuntura econômica, às 14h. No fim do dia, às 17h30, os dirigentes realizarão na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) um ato em defesa da instituição, que se encontra em grave crise financeira.

No dia 21/2, a Andifes realizará seu conselho pleno também na Casa da Ciência, segundo informou Leher nesta quinta-feira (9/2), durante a primeira sessão do Conselho Universitário da UFRJ em 2017.