Nota de pesar – profa. Salete Maccalóz

Desembargadora foi professora na Faculdade Nacional de Direito

Com pesar, comunicamos o falecimento da professora da UFRJ Salete Maria Polita Maccalóz, na manhã desta quinta-feira, 2/2. Docente da Faculdade Nacional de Direito, era atualmente desembargadora federal do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2). Natural de Soledade (RS), Salete tinha 70 anos. Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul em 1972, a magistrada, entre vários outros títulos, era mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Foi também docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A desembargadora iniciou sua carreira em 1976, em Porto Alegre, onde exerceu a advocacia. Em 1987, ingressou na Justiça Federal, após ser aprovada no quinto concurso realizado pelo extinto Tribunal Federal de Recursos, transformado pela Constituição Federal de 1988 nos cinco Tribunais Regionais Federais. Em 2008, tomou posse como desembargadora federal do TRF2, onde compôs e presidiu as 3ª e 7ª Turmas Especializadas. Foi corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região no biênio 2013/2015. Atualmente, integrava a 6ª Turma Especializada do TRF2.

O velório será realizado na Capela 1 do Cemitério São João Batista (Rua Real Grandeza, sem número, Botafogo), na sexta-feira, 3/2, das 9h às 13h. O sepultamento será no Rio Grande do Sul.

*com informações da página oficial do TRF2