Estudante desaparecido da UFRJ faz contato com a família

Apesar do contato telefônico, paradeiro de Wallace Andrade ainda não é conhecido. Família tenta localizá-lo, por meio de mensagens e ligações

O estudante Wallace Andrade, da Escola de Serviço Social da UFRJ, fez contato com amigas e família na noite de terça-feira (20/12), dez dias após desaparecer sem explicação. Apesar de fazer contato telefônico, seu paradeiro ainda não é conhecido. A família está tentando localizá-lo, por meio de mensagens e ligações. Segundo sua irmã, Viviane Andrade, uma forte situação de estresse é a causa provável da perda de contato. “Estamos tentando fazer uma aproximação psicológica”, informou. Ela pede que apenas família e amigos próximos continuem as comunicações para trazer o estudante de volta.

A direção da Escola de Serviço Social publicou hoje à tarde a nota abaixo:

NOTA DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

A Direção da Escola de Serviço Social da UFRJ recebeu, na noite do dia 20 de dezembro de 2016, a informação de que nosso estudante Wallace da Silva Andrade, aluno regularmente matriculado, fez contato com a família e amigas próximas, e se encontra bem.

Em primeiro lugar, agradecemos a colaboração, o apoio e a solidariedade que a Escola, colegas e família recebemos de todos e todas para a busca de seu paradeiro quando da comunicação pela família de seu desaparecimento. Desde o dia 10, em função das informações recebidas e pelo alto grau de violência que vivemos na cidade do Rio de Janeiro, julgávamos um final nada positivo para este desfecho. Portanto, a interação com as instituições (Reitoria da UFRJ, Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, Polícia Civil, Faculdade de Direito da UFRJ, Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania/NIAC-UFRJ) e a comunidade da UFRJ foi um alento para jamais perdermos as esperanças.

No dia de hoje, 21 de dezembro, a Direção da ESS/UFRJ buscou maiores informações para identificar as origens e sobre o desenvolvimento do fato ocorrido, para se manifestar junto à comunidade da ESS, da UFRJ e da sociedade em geral. O aluno fez contato, pelo que foi apurado por esta direção, pela via telefônica e redes sociais. Há evidências, em sua atitude, que requerem uma atenção maior de acompanhamento psicosocial para possibilitar uma reinserção no cotidiano.

A Direção da ESS/UFRJ já está buscando apoio para colaborar nessa questão, assim como, de trazer ao debate institucional a difícil fase de transição entre a vida estudantil e a inserção no mundo do trabalho, as pressões advindas dessa mudança, e das pressões que fragilizam os seres humanos nesta sociedade cada vez mais individualizada e hostil.

Desejamos a todos e todas Boas Festas e que possamos nos amar mais e mais.

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2016
Direção da Escola de Serviço Social