Categorias
Memória

Ato lembra desaparecimento do estudante Wallace Andrade

Sem paradeiro desde o dia 10/12, ele se formaria nesta sexta-feira


Roberto Leher – Foto: Jean Souza

Um ato na tarde desta sexta, 16/12, marcou os seis dias de desaparecimento do estudante Wallace Andrade, da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Desaparecido desde o último sábado, ele se formaria hoje à noite com outros 56 colegas. No lugar da formatura, professores, alunos, familiares e amigos realizaram o evento em um auditório da faculdade, no campus da Praia Vermelha. 

Wallace seria um dos oradores da formatura. Desde 2014, ele participava da organização da cerimônia. 

O estudante foi visto pela última vez após sair do bar Petisqueira, em Madureira, por volta das 22h. Naquela noite, ele participou de uma atividade no Sesc local, onde realiza estágio com pessoas da terceira idade.

De acordo com a direção da Escola, o objetivo do ato foi reforçar o questionamento sobre o paradeiro do estudante, além de promover solidariedade com seus familiares, que estavam presentes. 

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, participou do evento e reforçou o apoio da administração central da universidade. Segundo ele, será necessário acionar entidades de Direitos Humanos para auxílio às investigações da polícia. “Wallace é um estudante muito querido e tem vinculação forte com nossa história. Precisamos dar mais visibilidade para a situação”, reforçou.  

Leher informou que a UFRJ acionou a Secretaria de Segurança do Rio para comunicar o desaparecimento. 

Comissão na Alerj ajudará no caso

De acordo com a estudante Carolina Barros, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj entregará na segunda-feira um parecer sobre o caso à Polícia Civil. Professores da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ também têm ajudado no caso.

Para a diretora da ESS, Andrea Teixeira, é necessário marcar o questionamento “onde está Wallace?”. Viviane Andrade, irmã do estudante, disse que seu desaparecimento foi um “impacto devastador”. Ela destacou “o reconhecimento de classe” entre os assistentes sociais, importante para dar suporte à família e aos trâmites junto à Polícia.

Participaram do ato dezenas de estudantes, os professores que seriam homenageados na formatura, a direção do curso de Psicologia, a pró-reitora de Extensão da UFRJ, Maria Malta, a de Pós-graduação e Pesquisa, Leila Rodrigues, a superintendente de Graduação, Vera Nunes, o professor Elídio Marques, da Superintendência-Geral de Políticas Estudantis, e a vice-reitora da universidade, Denise Nascimento. 

Contato

Quem tiver alguma informação pode entrar em contato com a irmã de Wallace pelos telefones (21)99733-5715 e (21)96438-2320.