Após reunião com Reitoria, Light vai religar energia elétrica na UFRJ

Empresa se comprometeu a suspender corte ainda nesta quinta-feira, 1/12

A empresa Light S.A se comprometeu a restabelecer o fornecimento de energia elétrica para o edifício Jorge Machado Moreira (Reitoria da UFRJ) ainda nesta quinta-feira, 1/12. A Reitoria reuniu-se na tarde de hoje com o diretor comercial Wilson Couto Oliveira, na sede da empresa, para reivindicar a suspensão do corte, que aconteceu de forma repentina no dia 29/11, mesmo com negociações em andamento para a quitação de faturas em atraso.

Para restabelecer o fornecimento do serviço, a empresa solicitou repasses dos meses de julho e agosto. Como a universidade depende da liberação de recursos por parte do Ministério da Educação, a Reitoria informou que aguarda para a próxima semana informações sobre os pagamentos.

A UFRJ tem enfrentado uma série de fatores negativos, que produziram aumento na dívida com a empresa. Em 2014, a universidade deixou de receber R$70,3 milhões previstos para seu orçamento. No ano seguinte, R$46,5 milhões não foram repassados pelo Governo Federal. Ainda naquele ano, o “tarifaço” na conta de energia elétrica elevou a conta da UFRJ de R$ 25,5 milhões para R$ 46,2 milhões sem que tivesse ocorrido aumento de consumo ou suplementação orçamentária para arcar com a despesa.

Nos últimos três dias, diversas atividades da UFRJ foram prejudicadas com o corte: na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e na Escola de Belas Artes, nos setores administrativos e de TI da Reitoria, e na Procuradoria Federal da universidade.