Será inaugurada na quinta-feira (10/11), às 18h, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), a exposição Escola de Belas Artes: 1816-2016. Duzentos Anos Construindo a Arte Brasileira. Sob a curadoria de Angela Ancora da Luz, a mostra faz um recorte da produção artística da instituição que formou – e ainda forma – centenas de artistas brasileiros.
O eixo curatorial enfatizou a Escola de Belas Artes como instituição que preserva a preocupação social, política e intelectual das diferenças individuais, o que não impede a formação de um corpo e de uma identidade. A curadoria buscou evidenciar as diferenças e afinidades em desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, instalações, vídeos e performances que fizeram da Escola um paraíso vocacionado para a arte e a cultura no Rio de Janeiro, potente e famosa caixa de ressonância artística do Brasil.
A exposição ocupará dois salões expositivos do MNBA até o dia 12/2/2017, abrangendo a produção dos artistas que passaram pela Escola de Belas Artes, desde sua criação até a presente data. Para mais informações, acesse o site do Museu Nacional de Belas Artes no seguinte endereço: www.mnba.gov.br.