Categorias
Memória

UFRJ homenageia estudantes com alto desempenho acadêmico

Cerimônia concedeu diplomas especiais aos alunos com CR acima de 8 ao longo da graduação

Cerca de 300 alunos recém-formados foram agraciados pela UFRJ na cerimônia de entrega de diploma de Dignidade Acadêmica. O evento, que aconteceu no dia 11/11, é uma homenagem da Universidade aos alunos de graduação com alto desempenho ao longo do curso. 

No discurso de abertura, o reitor, Roberto Leher, parabenizou os estudantes e estendeu os cumprimentos aos professores, técnicos-administrativos e familiares, que contribuíram direta ou indiretamente no processo. “Concluir um curso de graduação no padrão dos que aqui homenageados lograram não é fácil. É árduo.” 

União e trabalho em grupo

Formados em 2014, Max Rodrigo da Silva, 25 anos, Ronaldo Dias, 50, e Pérola Dias, 24, cursaram a graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional juntos. Para eles a conquista está atribuída ao esforço coletivo e à união de seus colegas. 

Membros de um grupo formado por cinco alunos, os três representam o exemplo de dedicação. “Todos nós morávamos longe da faculdade. Conciliar deslocamento, família e estudos é algo que requer muito investimento. Isso aqui é só uma consequência do trabalho em união”, comentou Max. 

Ronaldo já havia cursado Administração. Mesmo sendo mais experiente, ele reforçou a importância do trabalho coletivo. “Queria realmente grifar essa questão do trabalho em grupo porque até no mundo aí fora você tem que trabalhar com equipe. Trabalhar em grupo é essencial. Não foi mérito meu ou dele, mas mérito nosso”. 

Para Pérola, o estímulo da UFRJ às atividades de pesquisa contribui diretamente para a  formação do graduando. “A área de iniciação científica foi muito importante e acho que a faculdade tem que continuar investindo nisso. Para mim, foi um diferencial.” 

Da esquerda para direita: Ronaldo, Pérola e Max

Da esquerda para direita: Ronaldo, Pérola e Max  

 

Formada em Licenciatura em Educação Artística, também em 2014, Sabrina Marins Pinto morava em Magé no inicio da graduação e também enfrentou a dificuldade da distância entre a casa e a Universidade. “No começo foi difícil. Depois de um tempo, eu consegui manter a frequência e me debruçar em todos os materiais que os professores indicavam.” 

Além dos projetos de pesquisa, Sabrina destacou as iniciativas de extensão da Universidade. “Os projetos de extensão enriqueceram muito minha graduação. Só tenho a agradecer a UFRJ”.


Sabrina recebeu o diploma de Magna Cum Laude, entregue aos alunos com CR igual ou superior a 9 durante a graduação  

 

“Esses estudantes representam o nosso objetivo, que é formar profissionais com uma visão crítica da formação em si, da ciência e da sociedade, para que eles sejam agentes transformadores, no rumo de uma sociedade mais justa e mais igualitária”, celebrou Eduardo Serra, pró-reitor de graduação.

Segundo Serra, “a cerimônia demonstra, apesar das dificuldades que a Universidade Federal do Rio de Janeiro e todo o sistema federal de ensino superior vêm enfrentando, a qualidade do trabalho desenvolvido na graduação da UFRJ”.

Roberto Leher destacou ainda a importância dos grupos de pesquisa, laboratórios, monitorias e movimentos auto-organizados na construção de um “ambiente estimulante”, garantindo a formação de profissionais qualificados, “capazes de fazer o uso crítico da razão”. E finalizou: “A graduação é o que sustenta gerações e o que sustenta a Universidade”.

 


Reitor Roberto Leher entrega diploma de Summa Cum Laude a aluno. A categoria homenageia os que obtiveram CR igual ou superior a 9,5  

 

Sobre os diplomas

Para receber o diploma, o aluno precisa ter obtido um número de créditos superior a 80% de seu curso e ter completado a formação dentro do tempo previsto com duração normal.

Além disso, o graduando deve ter um CR igual ou superior a 8 ao longo de toda a formação. Nesse caso, o aluno recebe o título de Cum Laude. Com um CR igual ou superior a 9, o graduando é agraciado com o diploma de Magna Cum Laude. Nos dois casos, a entrega é feita pelo pró-reitor de graduação e pelo decano do curso no qual o aluno se formou. 

Com um CR igual ou superior a 9,5 durante toda a graduação, o aluno é homenageado com o título máximo de Summa Cum Laude e tem seu diploma entregue pelas mãos do reitor.

O diploma de dignidade acadêmica pode ser requerido por qualquer aluno de graduação formado dentro do perfil estabelecido. Para mais informações, acesse o site da PR1:http://pr1.ufrj.br/  

Fotos: Diogo Vasconcellos – CoordCOM/UFRJ