Categorias
Memória

Homenagem ao Dia do Servidor Público

Em vídeo, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, agradeceu aos servidores da Universidade pelo trabalho e dedicação

Celebrando o Dia do Servidor Público, o reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, agradeceu aos servidores da Universidade pelo trabalho e dedicação. “Uma data importantíssima para a nação brasileira e a democracia no Brasil”, declarou. Na opinião do reitor, os servidores públicos contribuem diretamente para a construção da nação e do conceito de cidadania ao assegurarem direitos humanos fundamentais ao povo brasileiro na saúde, educação, nas políticas urbanas e na assistência social. 

Clique aqui para assistir ao vídeo

“A alma da UFRJ” 

Leher valorizou a importância de cada um dos 13.554 servidores, distribuídos entre técnicos-administrativos e docentes, que segundo ele são “a alma da UFRJ”. Engajados na produção de conhecimento e no enfrentamento teórico de grandes dilemas para a humanidade, os servidores são responsáveis diretos pelo cumprimento das elevadas funções públicas da instituição, apontou.  Não à toa, o trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e fazendo da UFRJ uma “instituição admirada, respeitada e amada”, nacional e internacionalmente, na opinião do reitor. 

“Data de engajamento e luta pela democracia” 

Num difícil momento político do país, Leher ressaltou ainda a importância de comemorar “a luta dos servidores públicos na defesa do serviço público brasileiro”. Para ele, a aprovação da PEC 241 modifica para pior todas as políticas sociais do país. Leher criticou também o Projeto de Lei 257, “que implica mudanças regressivas para os servidores públicos, de uma forma geral”. E finalizou: “É uma data de engajamento, de paixão pelo serviço público, mas também uma data que vai exigir a luta pela democracia e pelos direitos constitucionais”.