Categorias
Memória

Reitoria recebe estudantes da FAU e EBA em reunião sobre aulas

Retorno de atividades após incêndio no prédio da Reitoria foi a pauta principal discutida com o reitor Roberto Leher

foto

Foto: Jean Souza

O reitor Roberto Leher reuniu-se, no dia 25/10 à tarde, com representantes dos Centros Acadêmicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Escola de Belas Artes (EBA) para discutir a situação dos cursos após o incêndio que atingiu o oitavo andar do edifício Jorge Machado Moreira, o prédio da Reitoria, onde funcionam as duas faculdades.  

Ivan Carmo, pró-reitor de Gestão e Governança; Maria Malta, pró-reitora de Extensão; e as superintendentes Vera Nunes (Graduação) e Marília Lopes (Pós-Graduação e Pesquisa) também receberam os estudantes Bruno Lima, Thomas Ilg, Erick de Mouros, Vinícius Krausz e Lara Liberatto. Eles apresentaram uma lista de 11 propostas, definidas no dia 18/10 pela assembleia estudantil unificada dos CAs da FAU, EBA e do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, que também tem aulas no prédio.  

Entre os pontos apresentados, estavam a definição de um calendário de aulas para a conclusão do semestre 2016/2 e o início do semestre 2017/1, além da criação de uma comissão permanente de alunos e professores para o acompanhamento de obras e a redefinição de espaços para aulas. Os estudantes também queriam informações sobre a construção do prédio da EBA, cuja obra encontra-se parada por determinação judicial.  

Leher informou que a Administração Central está trabalhando para evitar que as aulas aconteçam em lugares dispersos. “Para 2017/1, temos condições de realizar atividades da FAU e EBA de maneira nucleada”, disse. Em relação às demandas apresentadas, o reitor se comprometeu a responder aos CAs até quinta-feira, 27/10.  

Já Maria Malta esclareceu que biombos serão instalados nos espaços abertos do primeiro e do segundo andares do prédio a fim de abrigar as aulas provisoriamente. De acordo com a pró-reitora, várias unidades estão emprestando suas divisórias para garantir as atividades. Todo o planejamento está sendo feito com o acompanhamento das direções da EBA e FAU. Erick de Mouros disse que os estudantes também têm auxiliado as coordenações de curso na reorganização das aulas.  

Reunião com estudantes no dia 1/11  

Para comunicar sobre laudos, andamento de obras, volta às aulas, entre outros temas, a Reitoria realizará, no dia 1/11, uma reunião com os estudantes dos cursos instalados no edifício Jorge Moreira Machado. Local e horário ainda serão divulgados nos canais oficiais de comunicação da UFRJ. Segundo Leher, a Reitoria quer trabalhar com um horizonte seguro de datas e cenários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.  

Obras emergenciais  

A Reitoria solicitou ao MEC, em reuniões nos dias 11 e 13/10, verbas para recuperar as áreas atingidas pelo incêndio e realizar uma série de ações no prédio. O ministério já sinalizou a liberação de R$ 9 milhões para as obras emergenciais.