Semana de Integração Acadêmica busca ampliar relação com a sociedade

Evento proporcionou momentos importantes para a comunidade acadêmica e não acadêmica

A 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (Siac), encerrada hoje (21/10), reuniu a 38ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac 2016), o 13º Congresso de Extensão, a 8ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na edição deste ano, trabalhos de iniciação em pesquisa que dialogam com práticas extensionistas, ou de natureza interdisciplinar, foram apresentados em sessões abertas às comunidades acadêmica e externa, enquanto a SNCT recebeu alunos de ensino fundamental e médio proporcionando acesso ao que se produz na Universidade.

Estudantes de vários colégios visitaram a UFRJ pela primeira vez e puderam observar os trabalhos desenvolvidos na Universidade em ciência e tecnologia sobre o tema A Alimentação no Brasil. Vitória Araújo, estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cuba, na Ilha do Governador, mostrava sua empolgação e interesse pelos estandes. “É bem legal. Tem muita coisa interessante. Coisas que eu não sabia, que ainda não pude aprender e estou aprendendo aqui”, comentou a jovem. Já a professora Angela Cristina, do Colégio Estadual Bahia, na Maré, conta os motivos pelos quais levou seus alunos ao evento. “Primeiro para que eles conheçam a UFRJ. Eles estão aqui do lado e a maioria não conhece, não anda nesse espaço, não se acha pertencente, não pensa em fazer uma faculdade”. Outro fator determinante, segundo a professora, foi o tema do evento. “É importantíssimo: alimentação. Dificilmente eles pensam na alimentação deles. O que faz mal? O que faz bem? Engorda ou não engorda? Tem coisas não naturais?”, frisou Angela. “Tem uma atividade específica que envolve matemática e alimentação. Eu trouxe eles para essa, pois sou professora de matemática” completou, referindo-se a mais um de seus estímulos.

Além de ser marcante para os visitantes, a Semana é muito significativa para a comunidade acadêmica, conforme frisou a estudante de Psicologia Natália Andrade, que entende a Siac como uma forma de devolver à sociedade o que foi investido. “Expor o nosso trabalho, mostrar que a Universidade está viva, está produzindo. O que a sociedade está investindo em nós produz coisas relevante para a sociedade. O trabalho que está sendo feito está dando um retorno. A academia está viva, está ativa e essa é a chave da semana de integração”, comentou a universitária.

A coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ, Adriane Moraes, avaliou a relevância da abertura do evento ao público externo. “É a oportunidade ideal para trocar saberes. É o que a extensão se propõe a fazer: promover um diálogo. A importância de trazer as pessoas é que elas realmente podem conhecer o que se produz na Universidade e têm a oportunidade de experimentar junto.”