Categorias
Memória

Reitoria instala gabinete de emergência na decania do CCMN

Administração Central trabalha em ações sobre danos ao andar incendiado, retorno de aulas, entre outras

A Administração Central da UFRJ visitou na manhã desta terça-feira, 4/10, as instalações do 8º andar do prédio da Reitoria, atingidas por um incêndio ontem à noite. As salas da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) e Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) foram completamente destruídas e a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) também foi comprometida. Os danos serão  avaliados após realização de perícia pela Polícia Federal, aguardada para esta terça. Bombeiros continuavam no local ainda nesta manhã. A Reitoria também realizará apuração interna, para avaliar as causas do ocorrido.

A Reitoria encontra-se provisoriamente instalada na Decania do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária. Enquanto os ramais originais da Administração Central não são transferidos, a assessoria do reitor atenderá pelo telefone 3938-9401 (Raquel Silva). A PR-1 e a PR-2 funcionam, respectivamente, nas salas 1 e 2 e a PR-5 funciona na sala 3, formando um gabinete de emergência. 

 

Registros estudantis e Museu D. João VI intactos

Apesar de estar localizada no mesmo andar, a Divisão de Apoio ao Estudante (DAE) teve seus documentos preservados, assim como a documentação de estudantes sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2). 

Ivan Carmo, pró-reitor de Gestão e Governança, destaca que as informações relativas a contratos (documentação final), escrituras, termos de referência e cessão de áreas estão digitalizadas, portanto não foram comprometidas. Todos os contratos relativos aos últimos cinco anos já são disponibilizados na página do setor e estarão acessíveis para consulta assim que normalizada a rede do prédio. Todo o patrimônio da UFRJ também tem registro e gestão digitais. 

Como a Divisão de Integração Universidade Comunidade (Diuc) da PR-5 funciona em outro prédio, os equipamentos utilizados nos eventos (com exceção de laptops) e as informações sobre projetos com a população no entorno da Cidade Universitária estão preservados.

As chamas não atingiram o Museu D. João VI, localizado no 7º andar.