Seminário internacional discute o ensino de moda e indumentária

Museu Nacional e Escola de Belas Artes prestam homenagem ao legado de Sofia Jobim

Começa hoje, 27/9, o Seminário Internacional “Estudos de indumentária e moda no Brasil: tributo a Sophia Jobim”. Iniciativa conjunta da Escola de Belas Artes da UFRJ e do Museu Histórico Nacional. O evento marca o lançamento da exposição da Coleção Sophia Jobim no museu.

Uma das figuras-chave dessa exploração interdisciplinar é Maria Sofia Jobim Magno de Carvalho (1904-1968) – professora, historiadora da indumentária e da moda, artista, colecionadora e museóloga –, quem primeiro introduziu o ensino da indumentária histórica na antiga Escola Nacional de Belas Artes e foi responsável por seu ensino entre 1949 e 1967.

O Seminário faz parte das comemorações dos 200 anos da Escola de Belas Artes e conta com debates, lançamento de livros e oficinas de arte. Por meio da divulgação das pesquisas de seus participantes, o evento contribui para a discussão do estado atual do estudo e do ensino da indumentária e da moda no âmbito das ciências humanas. O evento é gratuito.

Datas:

27/9/2016 – Seminário