UFRJ bloqueia saída para a Linha Amarela pela manhã

A Prefeitura da UFRJ interditará a Rua Lobo Carneiro, entre 6h e 11h, desafogando o trânsito no local enquanto obras são realizadas

A partir de segunda-feira (26/9), a Prefeitura da UFRJ interditará, entre 6h e 11h, parte da rua Lobo Carneiro que dá acesso aos veículos que saem da Cidade Universitária direto para a Linha Amarela. O bloqueio da rua deverá ocorrer até meados de novembro, quando serão concluídas as intervenções para a instalação de um pórtico e de uma plataforma de pedestres na via. A restrição parcial deverá desafogar o trânsito pela manhã para quem chega pela Linha Vermelha ou dos bairros ligados à Linha Amarela.

Segundo o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, o investimento em tecnologia para controle nos acessos é uma resposta possível para trazer mais segurança à comunidade acadêmica, já que o Ministério da Educação recusou o pedido feito pela Universidade para a realização de concurso público para o cargo de vigilante patrimonial. De acordo com o Decreto nº 4.547 de 27 de dezembro de 2002, o cargo está extinto na Administração Pública Federal. Hoje, a UFRJ conta com apenas 107 pessoas no quadro permanente para exercer a atividade.

No total serão três pórticos e um semipórtico nos principais acessos do campus da Zona Norte do Rio. O único semipórtico a ser construído ficará na avenida Pedro Calmon, um pouco antes da Ponte do Saber. A localização dos pórticos será nas saídas e entradas de veículos no campus universitário: saída 1, próximo à estação do BRT Aroldo Melodia; saída 2, próximo à sede da Prefeitura da UFRJ e da avenida Brigadeiro Trompowsky; e saída 3, na rua Lobo Carneiro. Em todos eles, haverá a identificação das saídas, o nome completo da instituição e a Minerva impressos sobre um fundo azul. Não haverá cancelas, mas estão previstos speed tables (plataformas de travessia) e sinalizações na horizontal e vertical.