Categorias
Memória

Pesquisa: universidade pública elitista é mito

Cai por terra argumento para cobrar mensalidades. Veja na nova edição do Conexão UFRJ

Sob a alegação de que a universidade pública é frequentada majoritariamente por estudantes ricos, setores adeptos da política do governo federal de corte de investimentos em educação vêm defendendo a cobrança de mensalidades como alternativa para financiar as atividades acadêmicas nos estabelecimentos federais. 

Contudo, uma pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) desmente o mito de que a universidade pública é elitista. 

Segundo o estudo, dois terços dos alunos dessas universidades – ou seja, 66,19% – são oriundos de famílias que vivem com renda média de até 1,5 salário mínimo.

“Cobrança beneficiará quem pode pagar”

Para Eduardo Serra, pró-reitor de Graduação da UFRJ, não é porque o país vive agora um momento de retração econômica que se deve optar preferencialmente pelo corte dos recursos destinados às áreas sociais. Ao contrário, diz que seria mais apropriado reduzir o pagamento de juros aos bancos e preservar os investimentos em setores como educação e saúde. 

Thaynara Lima, estudante cotista do 6º período de Jornalismo da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), diz que o fim da gratuidade nas instituições federais a obrigaria a abandonar o curso. 

“O perfil da Universidade mudou. Tem muita gente da periferia aqui dentro e muitos só estudam porque têm direito a bolsa”, frisa. 

Veja aqui a matéria completa.  

Ilustração: Zop