Categorias
Memória

Museu Nacional participa da 10ª Primavera dos Museus

Evento busca a valorização dos museus em todo o país

Setembro é o mês que marca a chegada da estação das flores e com ela a Primavera dos Museus, uma temporada cultural promovida por museus de todo o Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para a 10ª edição do evento, que acontece entre os dias 19/9 e 25/9, o Museu Nacional (MN) da UFRJ preparou uma programação com atividades que atendam a comunidade acadêmica e não acadêmica.  

No dia 19/9, acontece a palestra do professor Levi Jucá, que apresentará o projeto Jovem explorador e Ecomuseu, realizado em Pacoti, CE, releitura da Imperial Comissão Científica de Exploração ocorrida no séc. XIX. Nos dias 20/9 e 21/9, a oficina de educação patrimonial recebe o público que vem das escolas e no dia 25/9 as visitas conversadas atendem o público em geral.  

O Museu Nacional está localizado na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público e, para participar, não é necessária inscrição prévia.  

Jovem explorador e Ecomuseu  

O projeto foi inspirado na Comissão Científica de Exploração, ou Comissão das Borboletas, onde Francisco Freire Allemão, ex-diretor do Museu Nacional, foi presidente da seção de Botânica. A Comissão tinha como objetivo a exploração científica das províncias do Norte e Nordeste do país e aconteceu entre os anos de 1859 e 1861. Mais de 20 mil espécies de plantas foram colhidas e entregues ao acervo do antigo Museu Imperial e Nacional.   O projeto Jovem explorador está proporcionando a iniciação científica de jovens estudantes do ensino médio no Ceará. O objetivo principal é a implantação do Ecomuseu de Pacoti que visa valorizar a cultura e a natureza local e promover aos moradores o estudo das áreas próximas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Nacional / Ilustração: Zop