Categorias
Memória

Servidores compartilham experiências de sucesso nas universidades

Durante o 4º Sintae UFRJ, técnicos-administrativos vão expor 125 trabalhos de referência em diversas áreas

Começou na segunda-feira, 12/9, a quarta edição do Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos em Educação (Sintae UFRJ), evento realizado pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) para disseminar e compartilhar práticas de referência no serviço público universitário. Até o dia 16, servidores da UFRJ e de outras 15 instituições públicas de ensino apresentarão 125 experiências de sucesso, divididas em dois eixos temáticos: “gestão pública e universidade” e “ensino, pesquisa e extensão”. A edição deste ano amplia as participações para o âmbito nacional, uma das novidades do evento. 

 Roberto Leher, reitor da UFRJ, afirmou que o Sintae é importante para mostrar à sociedade  experiências de sucesso nas gestões financeira e administrativa da Universidade, “duas  grandes frentes em que os servidores técnico-administrativos são decisivos”. Na  mesa de  abertura, ele afirmou que as universidades públicas no país têm caráter sui generis, pois o  artigo 207 da Constituição Federal confere autonomia para que elas organizem suas leis e modelos de gestão.

Marli Rodrigues, da coordenação de políticas sociais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), elogiou o evento e afirmou que o Sintae é um espaço para mostrar “a importância, o valor e as experiências trocadas”. Segundo ela, o evento valoriza “a UFRJ pública e de construção de conhecimento”. Destacando o papel dos técnicos, ela informou que parte dos sindicalizados estava em Brasília numa mobilização “contra a perda  de direitos”, em plenária para discutir o indicativo de greve geral.

Agnaldo Fernandes, superintendente de Pessoal da UFRJ, lembrou o trabalho das gestões passadas no setor, salientando o alcance nacional desta edição: “Foi uma ousadia que a Pró-Reitoria de Pessoal abraçou”. 

Confira aqui a programação www.sintae.pr4.ufrj.br

“Cenário preocupante”

Leher e Marli avaliaram como bastante negativo o cenário para servidores públicos no país. A representante do Sintufrj declarou que o governo quer “desmontar o serviço público”.  Para o reitor, a reforma da Previdência e uma “mudança conceitual na legislação trabalhista” são ameaças ao trabalhador brasileiro, assim como a PEC-241, que visa congelar gastos em áreas como saúde e educação por vinte anos. 

PR-4 lançará revista sobre práticas de referência A diversidade das práticas é uma das marcas do Sintae. Da implantação da certificação ISO 9001 no serviço público ao levantamento do perfil de pacientes de fisioterapia para melhor atendimento clínico, passando por exposições sobre digitalização de acervos, estímulo ao intercâmbio universitário e interação com o ensino fundamental, é possível ter acesso à vastidão de práticas dos servidores nas universidades. 

O próximo passo da PR-4 na construção de um acervo desses conhecimentos é o lançamento da revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU). Até 1º de outubro, é possível enviar trabalhos para a edição de lançamento. Saiba mais no site da publicação.