Macaé promove na sexta-feira fórum contra violências na Universidade

Evento integra a Campanha Não Se Cale e coloca em discussão políticas de combate a violências no ambiente universitário

Macaé recebe na sexta-feira evento contra violências na Universidade

O campus UFRJ Macaé recebe, na sexta-feira(16/9), o Grupo de Trabalho Não se Cale, no segundo evento para discutir formas de combater violências e acolher vítimas na Universidade. O evento será mediado pelo reitor da UFRJ, Roberto Leher, no auditório do Bloco B do Polo Universitário de Macaé, às 13h, com participação de Luciene Lacerda, que integra o GT e também o Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea) da UFRJ.

Também estarão na mesa de debates Francyslane Vitória da Silva, estudante do diretório acadêmico de Enfermagem em Macaé e membro do Grupo Movimento Negro; Julio Oliveira, técnico de laboratório no campus; e Alexandre Corrêa, sociólogo e membro diretor do Sindicato dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro (Sindserj).

Contra opressões e violências

A Reitoria lançou em maio a campanha Não se Cale, para combater opressões e violências, como assédio moral no trabalho e nas salas de aula, machismo, racismo, xenofobia, LGBT+fobia, trotes opressores, entre outras manifestações que precisam ser combatidas e denunciadas.

Os Fóruns Contra Violências no Ambiente Universitário serão realizados no decorrer do segundo semestre deste ano e do primeiro semestre de 2017, com o objetivo de discutir horizontalmente, com toda a comunidade universitária, ações e propostas para a formulação de uma política institucional de combate ao assédio e às violências na UFRJ.

A campanha possui um e-mail exclusivo e um formulário eletrônico para receber comunicações de casos. Se você sofre algum tipo de assédio ou violência ou deseja denunciar alguma situação desse tipoa qual tenha testemunhado, envie mensagem para contato@naosecale.ufrj.br ou preencha o formulário, identificando-se ou de forma anônima, no site www.ufrj.br/naosecale. Os relatos serão acompanhados pela comissão de acolhimento, que garante sigilo no atendimento.