Categorias
Memória

UFRJ realiza IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (Enac)

Evento traz seminário, oficinas e rodas de conversa sobre produção cultural acessível

 

UFRJ realiza IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (Enac)

Entre os dias 1º e 10 de setembro, o encontro terá seminário, oficinas e rodas de conversa sobre a produção cultural acessível para público, artistas e agentes culturais com deficiência. Esta edição trará pela primeira vez ao Rio de Janeiro o evento multissensorial Sencity, criado na Holanda para conexão entre a comunidade surda e a música.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, entre os dias 1º e 10 de setembro, o IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (Enac). O evento tem como objetivo divulgar e aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível, bem como promover reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e fomentar intercâmbios e redes.

A programação para os dez dias de evento envolve a realização de oficinas, rodas de conversa, exposição de pôster dos trabalhos científicos produzidos pelos discentes das duas turmas da pós-graduação em Acessibilidade Cultural da UFRJ e a realização do evento multissensorial Sencity, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

A realização do evento é da UFRJ, por meio do Departamento de Terapia Ocupacional, do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural e do Fórum de Ciência e Cultura, e da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. O evento tem apoio da Casa da Ciência da UFRJ, Museu Nacional da UFRJ, Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da UFRJ, Cinema Nosso, Instituto Tear, Mais Diferenças,  Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e  MAM-SP.

O blog https://enacufrj.wordpress.com apresenta a programação completa e os links para inscrições. Todos os eventos são gratuitos. Confira os recursos de acessibilidade na programação.

 

PROGRAMAÇÃO

OFICINAS DE ACESSIBILIDADE CULTURAL
1º a 9 de setembro de 2016

As 17 oficinas oferecidas durante o evento têm como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes em diferentes conteúdos e tecnologias que auxiliam na promoção da cidadania cultural da pessoa com deficiência. Entre outras atividades, haverá música para surdos, produção editorial acessível, audiodescrição para público com deficiência intelectual e fotografia básica para pessoas com cegueira congênita. Com exceção da oficina para cegos, todas contarão com mediação em Libras. 

SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE CULTURAL
5 e 6 de setembro de 2016

Salão do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Cbae/UFRJ) 
Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo

Nos dias 5 e 6, o Cbae receberá 16 convidados de diversas áreas para discutirem a Lei Brasileira de Inclusão e os temas “Políticas culturais e deficiência”, “O espectro autista e acessibilidade cultural”, “Arte e cidadania cultural”, entre outros.
Recursos de acessibilidade: legendagem em tempo real, tradução e interpretação em Libras e audiodescrição.

CONFERÊNCIAS
5 e 8 de setembro de 2016
Salão do Cbae/UFRJ

Deficiência, Discriminação e Igualdade
Com Izabel Maior (UFRJ)
Dia 5, segunda-feira, 10h45

Arte e Acessibilidade Cultural
Com Betty Siegel – diretora do VSA (Very Special Arts) e de acessibilidade do The John F. Kennedy Center for the Performing Arts, localizado em Washington, EUA.
Dia 8, quinta-feira, 9h

Recursos de acessibilidade: legendagem em tempo real, tradução e interpretação em Libras e audiodescrição. No dia 8, haverá também tradução simultânea.

RODAS DE CONVERSA

As rodas de conversa têm como objetivo destacar experiências dos provocadores e apontar desafios e possibilidades para a área. Cada convidado terá de cinco a dez minutos para comentar suas impressões sobre o tema. Depois, será aberto o diálogo com o público. A primeira roda será dedicada a discutir a acessibilidade na universidade, com o tema “UFRJ acessível e inclusiva”. Temas pouco discutidos, como “A situação do direito cultural da pessoa surdocega”, “Capoeira acessível” e “O artista com deficiência”, serão abordados nas demais atividades.

PÚBLICO-ALVO

O IV Enac tem como público-alvo principal os produtores, realizadores e gestores públicos da área cultural. Mas educadores, familiares e profissionais das demais áreas também encontrarão no evento uma grande oportunidade para conhecerem melhor as experiências e desafios para a promoção de uma cidade inclusiva.

O encontro tem sido um instrumento importante para a promoção da pauta do direito das pessoas com deficiência, no que diz respeito à cidadania cultural. O evento funciona como espaço de difusão de experiências, aproximação e fortalecimento de políticas públicas, construção de parcerias institucionais, fomento de novas ações e projetos em acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.

Entre os locais para as atividades do encontro, estão o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Cbae/UFRJ), no Flamengo, e a Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. Na Cidade Universitária, no Fundão, fazem parte da programação o Laboratório de Comunicação Alternativa e o Museu da Geodiversidade. O Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, oferecerá visitas guiadas no dia 9 e o Cinema Nosso, na Lapa, abrigará uma das oficinas.

Sencity UFRJ e outras ações culturais

Diversas manifestações culturais e linguagens artísticas integram a programação do IV Enac.
“Um pé de poemas e livros acessíveis”, atividade de mediação de leitura coordenada pelo Pontão de Cultura Tear, nos dará os frutos da acessibilidade de fruição estética da poesia escrita logo no primeiro dia.
Exposições, exibição audiodescrita do longa Mutum, dirigido por Sandra Kogut, instalação high-tech e visita guiada na Quinta da Boa Vista e no Museu Nacional são algumas das atividades culturais programadas, além do encerramento
com a realização da Sencity UFRJ.

Criado pela organização holandesa Skyway Foundation para promover a interação do público surdo com a música e ouvintes, a Sencity acontece regularmente em diversos países a partir de parcerias locais e vem se afirmando como uma das mais bem conceituadas ações inclusivas para a comunidade surda. 

Uma pista de dança que vibra de acordo com a música, apresentações artísticas interpretadas em língua de sinais, dançarinos de sinais, jóqueis de aromas e jóqueis de paladares, projeções e diversos dispositivos multissensoriais fazem deste evento uma comemoração de interesse não apenas para seu público protagonista, como também para ouvintes.

A Sencity UFRJ contará com as apresentações musicais de Donatinho, que trará seu projeto Baile da Pesada, além dos Cancioneiros do Ipub, Bela BatuQada, Wagner José e seu Bando, e Os Batuqueiros do Silêncio, grupo pernambucano formado por percussionistas surdos que utilizam um metrônomo visual composto por diversas lâmpadas, método que será também objeto de duas das 17 oficinas do encontro.

No Brasil, desde 2011, a Sencity é realizada pelo MAM-SP por meio do seu setor educativo, que promove um dos mais premiados trabalhos de acessibilidade cultural no país e é parceiro da especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ desde a primeira turma.

Serviço
Sencity UFRJ
Dia 10 de setembro, sábado, das 17h às 23h
Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro/RJ