Categorias
Memória

Mostra VerCiência apresenta “Energia elétrica: isso é da sua conta”

Mostra sobre física na Casa da Ciência da UFRJ discute usos e impactos da energia elétrica

Presença indispensável no cotidiano de bilhões de pessoas, a energia elétrica continua sendo uma ilustre desconhecida. Termos como “1 kWh” ou “trifásico”, por exemplo, apesar de amplamente usados, são enigmáticos para muitos. Na Casa da Ciência da UFRJ, “Energia Elétrica: isso é da sua conta” é o tema de discussão do próximo encontro da Mostra VerCiência – Física pra quê?, que acontece dia 1 de setembro, às 19h, em formato de talk show, com apresentação de vídeos temáticos seguidos de debate. O especialista convidado é o engenheiro eletrônico Edson Watanabe, professor titular e diretor da COPPE/UFRJ, e a mediação ficará por conta de José Renato Monteiro, curador nacional da Mostra VerCiência.

No encontro serão debatidos os impactos do consumo de energia elétrica e a entrada em cena, no futuro, de fontes renováveis, a exemplo da solar, eólica e a das ondas. E inclui uma reflexão sobre a necessidade de um novo equilíbrio entre a crescente demanda de energia e o meio ambiente. Será discutido também o uso de outras fontes de energia derivadas das usinas nucleares e os possíveis riscos associados.

Outras áreas da física fazem parte da Mostra, que prossegue explorando temas como Magnetismo (06/10); Nanotecnologia (03/11) e Astrofísica (01/12) e integram a programação da exposição Descubra e Divirta-se, atualmente em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ. Nela, o universo da física é apresentado de forma lúdica e interativa.

A exposição está aberta ao público até 18 de dezembro de 2016, de terça a sexta, das 9 às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10 às 20h. A entrada é franca.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa da Ciência/ Fernando Pedro