Residência Estudantil será monitorada por 17 câmeras

Instalação dos equipamentos começou em maio, e faz parte de uma ação especial voltada para melhorar a segurança dos estudantes

A Prefeitura da UFRJ está concluindo a instalação de 17 câmeras de segurança na área da Residência Estudantil localizada na Cidade Universitária. A instalação dos equipamentos começou em maio, e faz parte de uma ação especial voltada para melhorar a segurança dos estudantes. Serão 14 câmeras fixas e três capazes de gravar e transmitir imagens em 360°. Elas terão ligação direta com o Centro de Controle Operacional da UFRJ, que funciona desde 2013 e grava imagens da quase totalidade do campus. Em abril, a Residência Estudantil começou a ganhar iluminação nova, no hall de entrada e áreas do entorno.

Divisão de Segurança atende casos 24 horas por dia
Casos de violência na UFRJ podem ser comunicados à Divisão de Segurança da universidade (Diseg), através do telefone (21) 3938-1900. A ligação pode ser feita a cobrar (9090-39381900). Além disso, a universidade lançou no dia 2 de maio a campanha “Não se Cale”, para receber da comunidade universitária relatos sobre opressões e violências no campus, no email contato@naosecale.ufrj.br. O projeto é focado em cinco eixos: mulheres, LGBTs, discriminação racial, trabalho e ensino.
Outro canal disponível para reclamações, sugestões e ocorrências é a Ouvidoria-Geral da UFRJ, através do e-mailouvidoria@ouvidoria.ufrj.br, ou dos telefones (21) 3938-1619/1620, das 9h às 16h. No site www.ouvidoria.ufrj.br também é possível registrar mensagens de forma anônima.

Campus tem rondas diárias
Por ser um campus aberto, a Cidade Universitária da UFRJ tem as vias monitoradas pela Polícia Militar. As rondas diárias e a segurança interna são feitas também pela Diseg. A segurança patrimonial do campus é feita por pessoal terceirizado.