Categorias
Memória

Campi do Centro e Praia Vermelha terão serviço de quentinha

Provisório, serviço funcionará até a conclusão das obras dos restaurantes universitários 

Por Carolina Barreto
Edição Jean Souza

A UFRJ tem uma dívida histórica no que tange à política de assistência estudantil. Durante décadas, essa política foi negligenciada na universidade, o que redundou em campi sem restaurantes universitários, número de bolsas insuficiente e precarização estrutural da moradia estudantil, entre outras consequências. Com a democratização do acesso à universidade por meio das cotas, a pressão para que demos respostas concretas a essa demanda de nossos estudantes aumentou muito – pressão essa absolutamente legítima e necessária.

Um grupo ocupou, no dia 15 de junho, as dependências do Ifcs/IH reivindicando, entre outras coisas, a criação de um restaurante universitário no Centro da cidade para atender à demanda do Ifcs, Escola de Música e Faculdade Nacional de Direito. Em negociação com esses estudantes, nos comprometemos – e estamos trabalhando para – começar a servir refeições antes mesmo de ter um restaurante universitário no Centro, o que, sem dúvida, seria o mais adequado. 

O serviço começou ontem, 7 de julho, no Ifcs/IH. Será servido um lanche no primeiro momento e, logo depois, quentinhas. Na Praia Vermelha, outro campus onde ainda não há restaurante universitário em funcionamento, ocorrerá o mesmo processo a partir de segunda-feira, 11 de julho. Primeiro, oferta de lanches e, depois, quentinhas.     

 
A previsão é de que a partir de quarta-feira (13/7) já sejam servidas quentinhas em embalagens individuais. Estamos preparando em caráter de urgência dois refeitórios para acomodar a demanda: um no Ifcs, no andar térreo, onde antes ficava uma livraria que não está mais em funcionamento; o outro, num refeitório do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, localizado no campus da Praia Vermelha. 

Com essas medidas, nossa intenção é dar uma resposta, ainda que emergencial, a uma demanda mais do que legítima dos estudantes da UFRJ. Pedimos a eles que sejam especialmente cuidadosos com a limpeza dos campi e desejamos que usufruam desse direito que é o acesso a uma alimentação por um preço acessível na universidade onde estudam. 

Sem prejuízo, seguem os trabalhos para a implementação de restaurantes universitários, tanto na Praia Vermelha quanto nos campi do Centro da cidade. O restaurante universitário da Praia Vermelha, por exemplo, tem cronograma de conclusão das obras e inauguração mantido para o início do ano letivo de 2017, conforme inclusive já formalizado junto à CAE (Comissão de Assistência Estudantil). 

Importante frisar que o restaurante da Praia Vermelha também é uma conquista dos estudantes, tendo sido aprovada sua construção pelo Conselho Universitário em 2011. No Centro da cidade, ainda será necessário realizar estudos e licitações para viabilizar a construção do restaurante.

A professora Lúcia Andrade, diretora do Sistema de Alimentação da UFRJ, afirma que nos primeiros dias poderá haver alterações no serviço, devido à adaptação ao trânsito para o Centro e demanda. “É provável que alterações sejam feitas, de modo que possamos chegar à melhor forma sem erros”, disse.

Serviço
Almoço: 12h às 14h
Jantar: 18h às 19h30
Valor: R$ 2,00 para estudante da UFRJ e gratuito para moradores da Residência Estudantil (será preciso apresentar documento de identificação civil e comprovante de matrícula).